Ouça a conversa do controlador com piloto do Boeing cujo motor explodiu em voo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

A conversa entre o piloto do Boeing 777 com motor em chamas e o controlador de tráfego aéreo foi gravada e revela detalhes da ocorrência. O vídeo com o áudio está mais adiante nessa matéria.

A dinâmica do evento pode ser observada no vídeo, gravado pelo canal VAS Aviation, que compila dados de telas de radar com os áudios do controle de tráfego aéreo para ajudar a explicar ocorrências aeronáuticas.

Na conversa, que é também transcrita no vídeo, é possível observar a calma dos pilotos, assim como a solicitude do controlador de voo que deixou abertas todas as seis pistas, inclusive a que é a maior dos EUA, com 4.877 metros de comprimento.

Tudo começa com o piloto declarando MayDay (emergência) e solicitando retorno imediato. Devido à disposição das pistas do Aeroporto de Denver, o controlador dá várias opções para os pilotos, que pedem mais tempo para realizar os checklists necessários para tentar solucionar o problema, assim como fazer os cálculos para o pouso.

São praticamente cinco minutos entre o voo da United declarar MayDay e estar de volta em segurança ao aeroporto. Inclusive, o controlador dá as instruções de parada do jato e em qual frequência ele deve se comunicar com o pessoal de solo, incluindo os bombeiros.

As tripulações são treinadas à exaustão para lidar com essas situações. Apesar das imagens chocantes e das peças caindo do avião, nenhuma pessoa ficou ferida e os danos na aeronave aparentemente se limitaram a apenas a área do motor.

Assista abaixo.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias