Ouça o aviso de ‘Mayday’ do piloto da Azul hoje ao desviar voo por fumaça a bordo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagem: FlightRadar24

Um Embraer 195 apresentou um incidente com ocorrência de fumaça a bordo na tarde desta segunda-feira, 12 de abril, precisando de um pouso de emergência logo após decolar do Rio de Janeiro.

Áudios da comunicação do Controle de Tráfego Aéreo gravados no momento da ocorrência permitem notar que o piloto declarou “Mayday Mayday Mayday”, ou seja, um aviso de emergência por uma situação de risco iminente à segurança da aeronave e/ou das pessoas a bordo. Tal chamado de rádio garante que o controlador de tráfego dará atenção intensiva e prioridade para o avião em questão.

Ouça no áudio a seguir o momento da declaração de emergência, com o aviso de que se tratava de fumaça a bordo:

Como se ouve na comunicação, o incidente se deu no voo de número AD4040, operado pela Azul Linhas Aéreas. Dados do FlightRadar24 mostram que a aeronave envolvida era o E195 registrado sob a matrícula PR-AUE, que partiu do Aeroporto Santos Dumont às 16h55 com destino ao aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

Minutos após a partida, o jato já foi direcionado para as proximidades do Aeroporto do Galeão, onde executou duas voltas enquanto reduzia sua altitude e se preparava para o pouso.

Em outra gravação subsequente à declaração de emergência, é possível ouvir o piloto informando a necessidade de bombeiro e ambulância de prontidão no aeroporto para o pouso de emergência. Ouça a seguir:

Apesar da emergência, os pilotos concluíram com segurança o pouso pela pista 15 do Galeão às 17h19, e imagens ao vivo transmitidas pelo canal Aviation TV no YouTube permitiram notar que os veículos de emergência aguardavam próximos à pista e acompanharam a aeronave até seu deslocamento para o pátio do aeroporto.

O E195 taxiando com acompanhamento dos bombeiros – Imagem: Aviation TV

Até o momento da publicação desta matéria, não havia informações oficiais a respeito de ter havido ou não alguma necessidade de atendimento a tripulantes ou a passageiros por conta da emergência. Traremos atualizações assim que obtivermos detalhes adicionais.

Em nota ao AEROIN sobre a ocorrência, a companhia comenta:

“A Azul esclarece que, por problemas técnicos, o voo AD4040 (Santos Dumont-Campinas) alternou para o aeroporto do Galeão na tarde de hoje (12). A companhia ressalta que o pouso e o desembarque ocorreram normalmente e que os Clientes serão reacomodados em um voo reforço que decolará do Aeroporto Internacional Tom Jobim ainda nesta noite. A Azul lamenta eventuais aborrecimentos causados, destaca que está prestando toda a assistência necessária conforme previsto na resolução 400 da Anac e reforça que ações como essa são necessárias para garantir a segurança de suas operações.”

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias