Ouça o que disse o piloto ao bater em vários morcegos no pouso em Fortaleza

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Uma ocorrência inusitada aconteceu no final da tarde da sexta-feira, 29 de janeiro, no Aeroporto Internacional de Fortaleza, quando um avião atingiu morcegos durante o pouso.

AEROIN – Steve Bourne

O caso envolveu supostamente um Airbus da LATAM, embora não confirmado pela companhia, que, ao pousar no Aeroporto durante a tarde, colidiu com algo que inicialmente a tripulação pensou que fossem gafanhotos, mas não tinham certeza absoluta.

A informação foi repassada à torre de controle de Fortaleza, que enviou uma equipe para realizar inspeção na pista, a fim de identificar o que era e se haviam restos do impacto, para evitar possível ingestão deles pelo motor de outra aeronave, causando um incidente.

A equipe com uma viatura foi à pista, enquanto outros aviões aguardavam para pousar e decolar. Logo depois, o controlador de voo informou ao piloto da LATAM que foram encontradas carcaças de morcego pela equipe de vistoria, e que este era o provável animal que atingiu a aeronave.

O piloto não chegou a reportar nenhum dano no jato, mas disse ter ouvido o impacto dos animais com a fuselagem da aeronave e também contra o para-brisa. Segundo ele, foram ao menos oito morcegos, e depois teria sido possível notar marcas de sangue. O tripulante também informou que faria uma inspeção externa para conferir o possível dano. Confira abaixo a conversa entre o piloto e o controlador:

Entramos em contato com a companhia aérea, porém, até a publicação desta matéria, a mesma informava não ter ainda informações sobre a ocorrência.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias