Início Acidentes e Incidentes Ouça outro piloto da Azul informando do impacto de sua aeronave com...

Ouça outro piloto da Azul informando do impacto de sua aeronave com pássaro

Avião Embraer E195 Azul Linhas Aéreas
Embraer 195 da Azul, igual ao envolvido no impacto com pássaro

A todos aqueles que gostam de aviação e, principalmente, que gostam de acompanhar as comunicações entre os pilotos das aeronaves e os controladores de tráfego aéreo, trazemos hoje mais uma interessante situação de reporte de impacto com pássaro durante operação de pouso/decolagem, conforme o áudio abaixo nesta matéria.

Como tínhamos visto durante a semana, um caso deste tipo de ocorrência já havia sido registrado no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na terça-feira, 29 de junho, durante a decolagem do Embraer 195-E2 de matrícula PS-AEA, um dos aviões da Azul Linhas Aéreas que leva a pintura rosa em sua fuselagem.

Agora, o novo incidente aconteceu na sexta-feira, 2 de julho, também em Viracopos e com um avião da Azul. Dessa vez, porém, foi registrado durante o pouso.

O avião de matrícula PR-AXC aproximando-se de Viracopos – Imagem: FlightRadar24

A aeronave envolvida foi o Embraer 195 de matrícula PR-AXC, quando chegando de Belo Horizonte / Confins (MG) no voo “Azul quatro zero quatro quatro” (Azul4044), às 09:47 do horário local.

Como você ouviu no vídeo acima, publicado por Eduardo Cavallini em seu canal no YouTube, a gravação começa com a piloto da Azul iniciando seu contato com o controlador de tráfego aéreo da Torre Campinas.

Após mais algumas comunicações registradas na gravação, chega-se à mensagem do controlador confirmando que o pouso do Azul4044 ocorreu às 09:47 (“solo aos quatro sete”) e dando as orientações para a continuidade do movimento da aeronave pelo solo de Viracopos.

Agora quem responde ao controlador é o piloto que fazia dupla com a piloto no cockpit do PR-AXC. Ele, após confirmar as instruções do controlador, avisa sobre o incidente de “bird strike”, como é chamado em inglês o impacto com aves.

A partir dos 0:49 do tempo do vídeo, ele descreve: “Torre, o quatro zero quatro quatro informa bird strike logo no cruzamento da cabeceira”, ao que o controlador responde: “Ok, logo no cruzamento, ok. Se tiver, depois, mais detalhes, da hora que calçar [a aeronave no pátio] e o mecânico verificar, passa para a gente ou pede para o fiscal de pátio [passar], ok? Vamos já fazer uma vistoria [na pista]. Muito grato!”

O piloto finaliza informando que foi apenas um pássaro de pequeno porte que bateu no vidro, mas que passará informações adicionais conforme solicitado.

Caso você não tenha acompanhado ou quira rever a ocorrência anterior com o Embraer E2 rosa na decolagem, pode acessar clicando aqui ou no título logo abaixo.

Sair da versão mobile