Ouça o nível de ruído do veículo aéreo que a Azul Linhas Aéreas usará no Brasil

O Lilium Jet aproximando-se do pouso, em cena do vídeo abaixo nesta matéria

Temos acompanhado nos últimos meses um projeto de aeronave elétrica de pouso e decolagem verticais (eVTOL) que está se destacando bastante entre as novidades deste segmento na aviação mundial.

O Lilium Jet, com seus 36 motores a jato elétricos, além de estar bastante avançado em seu desenvolvimento, tem conquistado importantes clientes, como a brasileira Azul Linhas Aéreas, que acertou uma parceria com a empresa alemã para operar até 220 unidades do equipamento, em um contrato que pode chegar a US$ 1 bilhão.

Concepção gráfica do Lilium Jet em voo – Imagem: Lilium Jet

E não apenas isso. Além da parceria operacional anunciada no início de agosto, um mês depois, no começo deste mês de setembro, a Lilium informou ao mercado em geral que David Neeleman, fundador de várias companhias aéreas, como a própria Azul, tornou-se um dos membros do Conselho da empresa.

E dando andamento nos seus testes de voo do eVTOL, a Lilium agora apresenta um vídeo mostrando o processo de aproximação para pouso do veículo aéreo, permitindo a experiência de ouvir o reduzido nível de ruído emitido pelos 36 propulsores.

A empresa descreve: “Nosso demonstrador de tecnologia de 5ª geração. Aqui está a aeronave em aproximação final – não editada para que você sinta que está conosco no campo de aviação na Alemanha. Uma plataforma de teste para nosso Lilium Jet de 7 lugares, estamos continuamente desenvolvendo nossa tecnologia – por exemplo, adicionaremos revestimentos acústicos para melhorar ainda mais os níveis de ruído de nossas aeronaves de produção em série”.

Veja a gravação:

Os motores a jato tradicionais impulsionam 95% das aeronaves comerciais e a Lilium afirma que baseou o projeto nos mesmos princípios, porém, de uma forma muito mais simples. “Nossos motores a jato elétricos contam com apenas um sistema de rotor / estator de “estágio” acionado por um motor elétrico com emissões zero”.

O Lilium Jet tem uma velocidade de cruzeiro projetada de 175 mph (280 km/h) a 10.000 pés (3 km) de altitude e um alcance de mais de 155 milhas (250 km), incluindo reservas.

Os planos são de que a Azul deva estrear o eVTOL em sua malha de voos a partir de 2025, sujeito a que as partes finalizem os termos comerciais e a documentação definitiva a respeito.

A Azul deverá operar e manter a frota de Lilium Jets, enquanto a Lilium fornecerá uma plataforma de monitoramento da saúde da aeronave, baterias de reposição e outras peças de reposição personalizadas. A Azul também espera apoiar a Lilium com os processos de aprovação regulatória necessários no Brasil para a certificação do equipamento e quaisquer outras aprovações regulatórias necessárias.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias