Ouça o que disse o piloto do primeiro voo do mundo com todos os passageiros vacinados

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Na última terça-feira (6), a Qatar Airways realizou o primeiro voo comercial do mundo onde todos à bordo estavam vacinados. A operação em questão foi o voo QR-6421, que decolou de Doha, sobrevoou o Golfo Pérsico e Omã antes de retornar ao mesmo ponto de partida, 3,5 horas depois.

Todos os passageiros e membros da tripulação da aeronave Airbus A350-1000 estavam totalmente vacinados, mas, apesar disso, a companhia aérea ainda manteve os protocolos de saúde e segurança, incluindo coberturas faciais obrigatórias e assentos socialmente distantes.

Quem embarcou no voo, desfrutou de um sistema de entretenimento sem toque, que permite que os passageiros se conectem aos monitores com seus telefones. Outras vantagens incluíam refeições quentes, kits de amenidades especiais, bilhetes comemorativos e certificados informando que eles estavam no primeiro avião totalmente vacinado do mundo.

O piloto

Antes da partida, o comandante do voo fez um discurso especial para a ocasião, que foi gravado e publicado pela própria empresa aérea em seu perfil nas redes sociais.

Em tradução livre (logo abaixo do vídeo), essas foram as palavras do comandante:

“Senhoras e senhores, aqui é o comandante falando. Gostaria de dar-lhes as boas vindas ao voo especial QR-6421 a bordo de nosso incrível A350-1000. O primeiro voo do mundo totalmente vacinado. O voo de hoje é um importante marco para a indústria, como o primeiro voo onde todos os passageiros e tripulantes estão totalmente vacinados contra a Covid-19.

“Sabemos que o último ano não foi fácil, com muitos impossibilitados de ver seus entes queridos, frequentemente separados pela distância. Mas nós, como uma empresa aérea, nunca deixamos de estar ao seu lado. A Qatar Airways continuou a voar e liderou a indústria da aviação através da pandemia global de Covid-19 como a companhia mais segura que vocês, passageiros e parceiros de negócios, podem confiar.

“Agora, 107 dias depois que o primeiro carregamento de vacinas aterrissou no Estado do Catar, e 392 dias depois que o surto de Covid-19 foi declarado uma pandemia, estamos orgulhosos de ser a primeira empresa aérea a operar um voo onde todos estão vacinados e estamos honrados de ter você a bordo como parte dessa ocasião histórica.

“Em nome de todos nós na Qatar Airways, desejamos a todos um voo prazeroso enquanto fazemos história juntos hoje e esperamos dar-lhes as boas-vindas a bordo novamente em breve”.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias