Início Vídeos

Ouça: piloto da Azul leva bronca da controladora ao errar comunicação em Guarulhos

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Uma situação inusitada foi capturada em áudio e vídeo nesta última semana, quando a controladora de tráfego aéreo da torre do aeroporto de Guarulhos deu uma bronca em um piloto que errou na comunicação de rádio.

No vídeo acima, registrado pelo canal SBGR no YouTube, que transmite ao vivo durante 24 horas por dia o movimento do aeroporto de Guarulhos, é possível ouvir logo no início a comunicação entre a controladora de tráfego e o piloto do voo Azul 9640, que partia através da cabeceira 09L (“nove esquerda”).

Tudo acontecia normalmente até a entrada da aeronave na pista, porém, cerca de 1 minuto depois, após a controladora dar a autorização de decolagem, o avião da Azul é visto fazendo sua partida sem antes repetir a autorização passada (na aviação, é padrão fazer o chamado “cotejamento”, ou seja, repetir cada instrução no rádio para garantir que foi corretamente entendida).

Mais um minuto adiante, com o jato da Azul já subindo ao céu, a controladora informa a frequência do controle São Paulo que o piloto deveria chamar na sequência, porém, novamente a instrução não é cotejada pelo piloto.

Instantes depois, a controladora ainda chama com certa irritação “Azul 9640, torre”, mas continua sem receber nenhuma resposta da aeronave da Azul.

Então, após pouco mais de 3 minutos e meio, já no final da gravação, é possível ouvir o piloto do voo Azul 9640 voltando a chamar a torre de Guarulhos, e então pedindo desculpas e comunicando à controladora que ela não havia ouvido o cotejamento das instruções porque ele havia respondido pelo rádio errado.

A controladora, ainda irritada com a situação, reclama que passou as informações e o piloto “nem nada”, “como se ela não existisse”.

O piloto concorda com a crítica, comenta sobre a educação dela ao coordenar o tráfego, e pede novamente desculpas pelo ocorrido. Diante da educação também da parte dele, a controladora, agora mais calma, deseja-lhe um bom trabalho e afirma que ele pode seguir tranquilo seu voo, pois não haverá reporte sobre a falha.

Sair da versão mobile