Ouça o que disse o piloto do Airbus A320 antes do acidente de hoje

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Airbus A320 PIA Pakistan International Airlines
O Airbus A320 que caiu hoje – Imagem: Shadman Samee [CC]

O áudio da comunicação entre o controlador de voo e o Airbus A320 da Pakistan International Airlines, que caiu nessa sexta-feira em Karachi, foi divulgado e revela o que ocorreu com a aeronave logo antes do acidente.

No curto trecho, a comunicação começa com o controlador dando instruções para uma curva à esquerda (“Clear to turn left”) e, logo depois, o piloto do avião indica que irá se dirigir diretamente à pista, pois perdeu a potência dos motores (“We’ve lost engines”).

Logo depois, o controlador faz o que parece ser uma pergunta para o piloto confirmar o problema reportado e, na sequência, declara que ele está livre para pousar.

O piloto responde “Roger” (entendido), mas, poucos segundos depois, declara “MAY DAY, MAY DAY, MAY DAY”, o código de comunicação de rádio que indica uma condição de acidente iminente.

Ouça as mensagens no áudio abaixo (clique no play da segunda imagem e aguarde carregar).

Atualização: um vídeo mostra o avião perdendo altura até a explosão. Confira na matéria abaixo.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.

Comentários estão fechados.