Início Acidentes e Incidentes Três em 7 dias: outro avião Jumbo da Rossiya teve problema em...

Três em 7 dias: outro avião Jumbo da Rossiya teve problema em voo

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Boeing 747-400 da Rossiya – Imagem: Anna Zvereva from Tallinn, Estonia / CC BY-SA

Mais um incidente foi registrado recentemente envolvendo os aviões Boeing 747 da companhia aérea russa Rossiya. Já havíamos acompanhado outros dois casos, fazendo com que este seja o terceiro em apenas 7 dias.

Conforme reportamos na última segunda-feira, um Jumbo havia sofrido pane em seu trem de pouso no dia 15, enquanto outro teve um falso alerta de fumaça no porão de cargas uma semana depois, no dia 22 (você pode clicar sobre os links para rever cada um dos casos).

Mas, houve ainda mais uma pane das aeronaves da Rossiya no mesmo período. O terceiro caso registrado aconteceu entre os dois anteriores, no dia 19 de agosto.

Segundo informações do The Aviation Herald, a Jumbo envolvido foi o Boeing 747-400 registrado sob a matrícula EI-XLE quando estava realizando o voo de número FV-5861 de Moscou Sheremetyevo (Rússia) para Antalya (Turquia), a mesma rota da primeira ocorrência do dia 15.

Dessa vez, a aeronave estava subindo após a partida de Moscou quando a tripulação interrompeu a subida no nível de voo FL300 devido a parâmetros anormais mostrados pelo motor número 2, o esquerdo interno.

A tripulação reduziu o motor para marcha lenta, e quando posteriormente tentou aumentar a potência novamente as indicações do motor não mudaram. O motor foi reduzido para marcha lenta novamente e optou-se por retornar a Moscou Sheremetyevo.

O Boeing 747 voltando a Moscou após a pena – Imagem: FlightAware

A aeronave pousou com segurança pouco mais de uma hora após a decolagem, e uma inspeção pós-voo não revelou nenhum dano óbvio. Porém, a aeronave permanece em solo até este dia 27, o que pode indicar que o motor tenha precisado de reparos.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile