Início Aviação Executiva Pai coloca jatinho numa praça para homenagear filho morto em acidente...

Pai coloca jatinho numa praça para homenagear filho morto em acidente aéreo

Um pai decidiu homenagear o seu filho, morto em acidente aéreo na Bahia, colocando um jato em exposição numa praça para exposição e uso público.

O homenageado é Dirceu Montani Filho, que faleceu em 2013 num acidente aéreo. Na ocasião, ele pilotava sozinho um avião ultraleve Vans RV-10 e, após decolar da cidade de Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano, teve uma pane de motor e caiu logo à frente do aeroporto.

Seu pai, Dirceu Montani, decidiu prestar uma bela homenagem ao filho, colocando um jato executivo numa praça, mais especificamente um Learjet 25, um dos mais icônicos jatos executivos. A aeronave em questão, quando voava pelo Brasil, tinha a matrícula PT-LBW.

Esta unidade em específica foi produzida em 1970 e pertencia à Terra Norte Empreendimentos Rurais, empresa também da Bahia. A aeronave hoje está sendo colocada numa praça na cidade de Luís Eduardo Magalhães, no Bairro Jardim Paraíso, como mostra o mapa abaixo:

Em entrevista ao portal Cerrado Em Foco, o pai informou que a aeronave ficará aberta ao público e servirá como local turístico e também para visita de escolas. A ideia é deixar o legado do seu filho, que sempre gostou de aviões desde que era criança.

A previsão é que a obra seja concluída em menos de um mês e contará com paisagismo, iluminação e painel funcional do Learjet, que apesar de estar sem os motores, está bem completo e conservado.

O AEROIN parabeniza Dirceu Montani pela atitude, deixando um belo legado da história de seu filho e valorizando a cultura aeronáutica no Brasil.

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A