País oferece vacinas da Covid de graça a turistas que quiserem visitá-lo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto: Air Serbia

A Sérvia realizou uma campanha polêmica, que está dividindo opiniões. O país distribuiu vacinas gratuitamente para estrangeiros que quiseram visitar o país no último fim de semana. Com a campanha, milhares de pessoas “inundaram” Belgrado para um tour da vacina. Segundo o Our World in Data, o país vacinou até agora 30% da população.

O portal de notícias bósnio Klix descreveu enormes filas de carros se formando na manhã de sábado na passagem da fronteira com a Sérvia. Longas filas de bósnios, montenegrinos e macedônios do norte – muitas vezes famílias inteiras – se formaram em frente ao principal centro de vacinação da capital sérvia, com a polícia vigiando.

Em uma escolha interessante, o país está oferecendo doses do imunizante da AstraZeneca / Oxford para estrangeiros, enquanto que está priorizando as vacinas Sputnik V da Rússia e Sinopharm da China para seus próprios cidadãos.

A campanha permitiu à Sérvia promover ante seus vizinhos a velocidade das vacinações em seu país, que têm o dobro da taxa de países europeus como Alemanha e Espanha. Também aumenta seu prestígio e influência regional.

Para entrar no país, no entanto, o visitante precisa apresentar um teste PCR Covid-19 negativo feito 48 horas antes do voo.

Com lugares lindos para conhecer, um povo receptivo e mais uma vacina garantida, a Sérvia acaba virando um grande atrativo. Na nota do governo, no entanto, não foi explicado como fica a questão da segunda dose.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias