Aeroporto da Pampulha é autorizado a receber jatos A320 e 737-800

Foram publicadas ontem, no Diário Oficial da União, as portarias 2.773 e 2.829 da ANAC que permitem a operação de aeronaves da categoria 4C no Aeroporto da Pampulha. Com a publicação, o aeroporto mineiro pode voltar a receber as aeronaves Airbus A319 e A320, e o Boeing 737-800.

pátio aeroporto Pampulha

Pátio da Pampulha




As portarias vêm após requisições da Infraero para a volta da operação dos jatos de grande porte no aeroporto. Anteriormente eram permitidas apenas operações de aeronaves com menos de 70 assentos e, a partir de 2017, a restrição foi alterada para aeronave da categoria 3C ou inferior (A318, 737-700).

Esta alteração, porém, não muda a situação do aeroporto: uma outra portaria em vigor, do Ministério dos Transportes, que limita os voos comerciais regulares na Pampulha à realizarem uma escala em um aeroporto regional antes de seguir para um aeroporto grande, não traz viabilidade econômica para as empresas aéreas.

Outro fator é que a nova portaria da ANAC limita as operações dos jatos 4C à condições de voo visual (VMC). A regra VMC determina que o teto (base de nuvens) deve estar a 1500 pés de altura ou superior e com visibilidade horizontal de 5km ou mais. É difícil verificar a manutenção destas condições nas chuvas de dezembro e janeiro na capital mineira.

Adicionalmente, é proibido o pouso de jatos pela cabeceira 31 (oposta à lagoa), e na cabeceira 13 (da lagoa) existe apenas o procedimentos de pouso por instrumento de não precisão LOC (localizer). Com a falha deste, o pouso IFR fica inviabilizado. Ou seja, a viabilidade operacional é bastante prejudicada, já que em qualquer chuva ou inversão de cabeceira o voo teria que alternar ou ser cancelado.

GOL encerra operações na Pampulha em agosto

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.