Início Empresas Aéreas

Pancada: Veja como é pousar um Boeing 757 com uma tesoura de vento

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Já imaginou pousar um grande avião Boeing 757 com ventos traiçoeiros e fortes? Pois bem, não é uma tarefa fácil e o pouso acaba sendo bem duro, como mostram essas imagens divulgadas no perfil @breakingavnews do Twitter (espere carregar).

No vídeo acima, é possível ver um Boeing 757-200F da FedEx fazendo uma aproximação bastante desafiadora. Logo no início, os sistemas da aeronave dão o alerta “Caution Windshear” que, traduzido ao português, significa “Atenção, Tesoura de Vento”.

Segundo a biblioteca da Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC, este fenômeno é definido como o “deslocamento de ventos velozes ao longo de outros ventos de menor intensidade ou direção diferente, seja no plano vertical ou no plano horizontal“.

Mas a forma mais perigosa e comum de ocorrência do windshear (que, per se, não é a mais comum) é o demonstrado na figura abaixo. Ocorre quando uma corrente forte de ar coloca o avião para baixo e a tripulação, ao corrigir a atitude, acaba levantando o nariz da aeronave. É nessa hora que se torna perigoso, pois o ar volta mais a frente empurrando o avião para cima, colocando-o num ângulo de estol, onde pode ocorrer perda de sustentação e queda.

Imagem: ANAC

É uma situação rara de acontecer, mas bastante perigosa. Por isso, os pilotos são treinados para lidar com a situação, seja para arremeter ou continuar com o pouso, mas mantendo uma energia maior.

No vídeo do Boeing 757 da FedEx (possível de distinguir pelo cockpit modernizado com diversas telas de LCD, como visto abaixo), a tripulação continua o pouso, mas segue “brigando” contra o vento e faz um pouso bastante duro.

Infelizmente não foi revelado em que aeroporto foi gravado, a data e nem quais as condições meteorológicas exatas presentes no momento da aterrissagem.

Um vídeo de uma situação similar enfrentada por pilotos de Boeing 737 da GOL viralizou na internet há algum tempo e mostra também como é difícil manter a aeronave estável numa situação como essa:

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Sair da versão mobile