Pandemia forçará aposentadoria prematura do Boeing 747 da BA e A340 da Iberia

O International Airlines Group (IAG) está cogitando a aposentadoria prematura dos Boeing 747-400 operados pela British Airways e dos A340-600 operados pela Iberia, além de outros modelos de aeronaves mais antigos. A informação foi dada pelo diretor executivo do grupo, Willie Walsh, durante um briefing para investidores na sexta-feira (3).

“Nossa análise da provável evolução da demanda até 2020 é que não precisaríamos de todas as nossas aeronaves, que vamos temporariamente pará-las. Então, agora estamos avaliando quantos desses aviões serão permanentemente parados”, disse Walsh.

Ele ressaltou que os 31 B747-400 operados pela British Airways e os dezesseis A340-600 voando para a Iberia estão totalmente depreciados e serão os primeiros a deixar a frota. Os jumbos da BA têm idade média de 23 anos, enquanto que os A340 tem 14 anos de uso.

Walsh acrescentou que alguns A330 operados pela Aer Lingus também poderiam sair. A transportadora irlandesa opera quatro A330-200 e onze A330-300, os últimos são mais novos. Finalmente, o grupo também poderia considerar aposentar cerca de 20 aeronaves de corpo estreito (“narrow body), mas não especificou quais seriam.

“Gostaria também de salientar que temos um número significativo de aeronaves de corpo estreito com contrato de arrendamento próximo do vencimento. Até 2021, mais de 40 aeronaves saem do arrendamento e, portanto, há muita flexibilidade na frota”, acrescentou Walsh.

Vale lembrar que nem os Boeing 747 da BA, nem os Airbus A340 da Iberia estavam sendo frutos de investimentos nos últimos anos e que o processo de phase-out já havia iniciado há algum tempo, no entanto, esperava-se que as aeronaves ainda voassem por mais alguns anos antes da aposentadoria.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

O que se sabe sobre os Airbus A350-900 da Azul

0
Nessa semana, recebemos diversos questionamentos dos leitores sobre uma suposta aquisição de aeronaves Airbus A350 pela Azul Linhas Aéreas