Pano preto gera mistério sobre pintura de Senna em avião da Azul

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Logo após retornar para o Brasil, o Embraer E195 da Azul que homenageia Ayrton Senna e carrega em si o capacete do campeão no nariz foi flagrado com um pano preto por cima, deixando um mistério. Ele ainda voará com essa pintura?

O jato Embraer E195-E1 de matrícula PR-AYU recebeu a pintura especial em 2014, na ocasião do 20º aniversário da morte piloto e herói nacional Ayrton Senna, e foi batizado de #sennasempre

Por conta da campanha, o emblemático capacete do Ayrton Senna foi estampado na parte dianteira da aeronave, além de adesivos terem sido colados nos motores e na parte traseira. O jato ficou bastante popular entre os entusiastas da aviação, que carinhosamente batizaram ele de “Senninha”.

Em 2019, o jato foi enviado aos EUA quando a Azul havia começado a receber os novos Embraer E2. Com esse movimento, ficou entendido, na época, que o jato poderia ser aposentado pela empresa ou então ser repassado à Breeze Airways, empresa-irmã da Azul, que também é fundada por David Neeleman.

No entanto, para surpresa, semanas atrás o jato retornou dos EUA para o Brasil, tendo sido estacionado no aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte, uma das sedes de manutenção dos jatos Embraer e turboélices ATR da Azul.

Apesar de a aeronave ter retornado dos EUA com a pintura do Senna, ela foi flagrada ontem (12) pelo parceiro bh_spotter com lonas pretas em cima de todas as marcas alusivas ao piloto brasileiro. De um total de cinco jatos estacionados no pátio da Pampulha, apenas esse tem a fuselagem coberta.

Rumores não demoraram a surgir de que o jato terá o adesivo de Ayrton Senna removido. O avião continua parado na Pampulha e ainda não existe nada formalizado quanto ao seu retorno à malha aérea da Azul. Vamos questionar a companhia e atualizaremos se tivermos um retorno.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias