Parte da asa de um avião Boeing 737-800 se solta em pleno voo na Austrália

Um voo da Virgin Australia para Melbourne, no último fim de semana, foi forçado a retornar a Brisbane depois que alguns passageiros viram uma parte da asa esquerda começar a se soltar. Passageiros filmaram o momento.

asa

O incidente ocorreu no domingo, 19 de janeiro de 2020, envolvendo o voo VA346 da Virgin Australia, entre Brisbane e Melbourne. A aeronave era o VH-VOO, um Boeing 737-800 que está na empresa desde 2003.

Em uma declaração à imprensa, a companhia aérea disse que a parte externa da asa esquerda do avião se separou parcialmente da aba inferior e que tudo não passou de uma questão de engenharia, sem afetar a segurança dos passageiros.

Disse assim a Virgin Australia: “Esta não era uma questão de segurança, no entanto, o comandante tomou a decisão de realizar um retorno para que a aeronave pudesse ser inspecionada por nossos engenheiros como medida de precaução”.

Um passageiro desabafa

No passageiro, Bill Mauger, de Melbourne, conversou com a 9News. “Quando estávamos começando a ganhar altitude, olhei para a asa e parecia que havia algo diferente nela. Era como um pedaço de papelão solto. Eu pensei que aquilo era um pouco estranho. Então olhei mais de perto e, na verdade, era uma parte da asa se soltando, um grande pedaço de asa batendo”, disse.

Mauger disse que percebeu o problema quando a aeronave estava saindo de Brisbane e o aviso luminoso do cinto de segurança ainda estava aceso. Assim que a tripulação de cabine estava livre para se deslocar, ele os alertou para o possível problema.

“Eu estava acenando para chamar a atenção da comissária de bordo e ela disse: ‘Sim, nós vimos, o comandante está lidando com isso”. Pouco tempo depois, o piloto disse que eles estavam voltando para Brisbane, com retorno foi atribuído a dificuldades técnicas – óbvio!.

A rota do voo com retorno a Brisbane – Imagem FR24

Só elogios

O voo seguiu seu curso antes de executar uma curva de 180° sobre Glen Innes, no norte de Nova Gales do Sul, e retornar. Mauger disse que o avião ficou no ar por cerca de 90 minutos antes de aterrissar.

Enquanto Mauger disse que o incidente foi estressante, principalmente para sua esposa que estava nervosa, ele elogiou a Virgin Australia por ter lidado rapidamente com o problema e levado os passageiros para outros voos. “Eles foram muito bons e tinham tudo organizado. Quando voltamos ao aeroporto, foram apenas cerca de 10 minutos de espera e eles nos colocaram em outro voo”.

O VH-VOO permaneceu no local, enquanto os engenheiros da empresa avaliavam o problema. A aeronave voltou ao serviço na manhã de segunda-feira.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias