Passageira põe roupas em travesseiro para driblar companhia aérea e não pagar bagagem

As empresas aéreas mundo afora têm políticas estritas de bagagem, algumas sendo mais permissivas do que outras, mas invariavelmente cobrando um valor adicional por volumes extras. Uma usuária do TikTok publicou um vídeo mostrando um “truque” para driblar essa regra.

Com 17 milhões de visualizações e mais de 105 mil compartilhamentos até o momento em que essa matéria era escrita, o post da jovem, de nome Anya Iakovlieva, rapidamente tornou-se viral. Vale destacar que essa artimanha não é nova e fere o contrato do transporte aéreo, podendo resultar em um processo judicial.

Na gravação, Iakovlieva usa um malicioso áudio de fundo, que diz coisas como “como eles vão saber” e “eles não precisam saber”. Enquanto isso, as imagens mostram ela organizando suas roupas dentro da fronha, deixando-a no formato de um travesseiro praticamente perfeito. Depois, ela é vista caminhando no saguão do aeroporto e, por fim, já dentro do avião, filmada por um cúmplice.

Enquanto as cenas se desenrolam, um texto é mantido no topo do vídeo, dizendo “o melhor truque de viagens, travesseiros voam de graça”. Curiosamente, em momento algum ela é vista com uma bagagem de mão ou bolsa.

@nolimitua #travelhack #travelhacks #pillowtransformation #lifehack #travellight #noonesgonnaknow #traveltips #travellife #traveltip ♬ how would they know bad girls club – Chris Gleason

Técnicas para driblar as políticas das empresas aéreas se tornam notícia de tempos em tempos, quase sempre porque alguém filmou e colocou na internet, mais em busca de exposição do que, efetivamente, de ajudar os demais viajantes.

Em agosto, compartilhamos aqui uma história parecida, na qual um passageiro disfarçou sua mala de mão, de tamanho relativamente grande, como uma sacola de uma loja de departamentos, enganando assim o agente de aeroporto dava suporte no embarque do voo.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias