Passageira registra o momento em que avião da Azul voa através de uma tempestade de areia

Reprodução Campo Grande News

O dia virou noite na capital de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, na última sexta-feira (15), quando uma forte tempestade de areia cobriu a cidade, num cenário digno de filmes apocalípticos. A tempestade de areia, acompanhada de um forte vento, cobriu o sol e escureceu a cidade em um tom vermelho.

Segundo a empresa MetSul Meteorologia, o aeroporto da cidade registrou rajadas de vento de 94,5 quilômetros por hora. O vento forte provocou danos na cidade, com explosões de cabos de energia. De acordo com informações da MetSul, a temperatura da cidade estava em 33° antes da ventania; com o evento climático, baixou para 18º.

De dentro de um avião Embraer E195 da Azul, uma passageira registrou um outro ângulo do impressionante fenômeno. O vídeo foi compartilhado pelo jornal Campo Grande News.

Segundo a passageira, foram cerca de 10 minutos voando em meio à poeira, o que teria levado alguns passageiros a ficarem apreensivos. No entanto, nada de incomum foi observado nas imagens capturadas. Análise do rastreamento do voo no Radarbox também não mostrou nenhuma situação fora do padrão.

Assista abaixo ao vídeo.

Um fenômeno semelhante já havia ocorrido no estado de São Paulo há algumas semanas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as tempestades de poeira são causadas por um período seco de estiagem prolongada, baixa cobertura vegetal, temperaturas elevadas e o solo nu na região que já se prepara para o plantio, cujo início se dá na primavera.

A primavera traz as primeiras tempestades. E como não há chuva suficiente nesse período, o fenômeno se torna comum. Quando a chuva chega, os ventos aceleram e formam uma corrente descendente ou frente de rajada. Ao encontrar uma área mais quente, seca e com muita poeira, os ventos formam a nuvem.

Com informações da Agência Brasil

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias