Passageiro tem 20% do corpo queimado em voo após incêndio em bateria

Um passageiro sofreu graves queimaduras durante um voo, depois que uma bateria backup de celular incendiou-se violentamente a bordo no último dia 25 de dezembro.

Avião Airbus A320neo AirAsia
Imagem: Ashabul Yamin Bin Syarbini [CC]

Segundo informações do The Aviation Herald, a aeronave envolvida foi o Airbus A320neo da AirAsia, registrado sob a matrícula 9M-AGL, executando o voo de número AK-130 de Kuala Lumpur (Malásia) para Hong Kong (China).

O jato estava no nível de voo FL350 a cerca de 200 milhas náuticas ao sul da cidade de Ho Chi Minh (Vietnã) quando a bateria de reserva para o telefone celular do passageiro de 26 anos sofreu um rápido descontrole térmico, causando incêndio.

O incidente queimou o proprietário do telefone no braço esquerdo, perna esquerda, nádegas esquerdas e parte de trás da coxa esquerda, totalizando cerca de 20% da superfície da pele.

A tripulação de cabine extinguiu o incêndio, esfriou a bateria, prendeu-a em um contêiner seguro e prestou os primeiros socorros ao passageiro, enquanto os pilotos desviaram a aeronave para a cidade de Ho Chi Minh.

FlightRadar24 Voo AirAsia Incêndio Bateria Backup
Aeronave aproximando-se do pouso alternado – Imagem: FlightRadar24

A aeronave aterrissou com segurança cerca de 35 minutos depois e o passageiro foi levado para um hospital.

Um A320neo substituto, de matrícula 9M-AGX, chegou a Hong Kong no dia seguinte, com um atraso de 17 horas, para dar sequência ao restante da viagem dos passageiros.

A aeronave de ocorrência permaneceu no solo por cerca de 20,5 horas e depois retomou o serviço.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias