Passageiro desembarca no aeroporto de Porto Alegre com 700 óculos na mala

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto por caetano051068, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia

Uma suspeita de contrabando de óculos de grau foi identificada no aeroporto internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, depois que um passageiro de um voo de Congonhas, em SP, chegou com 702 óculos em sua bagagem. Embora tenha sido um voo doméstico, a Receita Federal acabou suspeitando do sujeito e o abordou, descobrindo o carregamento.

Segundo matéria do Correio do Povo, o chefe da Seção de Vigilância Aduaneira, Erno Edson da Cunha disse que as mercadorias foram retidas por serem estrangeiras e terem destinação comercial. Ele reforçou que óculos de grau devem ter liberação da Anvisa para entrarem no País, pois qualquer inacurácia em sua fabricação pode trazer problemas para a visão do usuário.

Ainda conforme a Receita, o homem disse que as mercadorias vêm da China, mas que foram compradas em São Paulo, embora ele não tenha consigo uma nota fiscal. A ideia era comercializá-las em Cachoeira do Sul.

Mas agora seu caso se complicou. Se o passageiro não conseguir entregar as notas fiscais em 45 dias ou a comprovação da regularidade da importação, ele poderá ser prezo por contrabando, além de perder toda a mercadoria.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Embraer entrega 1º avião Praetor 500 no Canadá, conheça-o por dentro...

0
Em fotos e informações, conheça por dentro e por fora o 1º jato executivo Praetor 500 a ser entregue pela Embraer a um cliente no Canadá.