Passageiro diz estar com o coronavírus, força piloto a pousar o avião e acaba preso

Um canadense foi preso depois de brincar sobre ter o coronavírus, enquanto estava a bordo de um avião. O voo teve que retornar após quatro horas, irritando os mais de 240 passageiros.

Ele ainda teve a cara de pau de dar uma entrevista

O voo 2702 da WestJet de segunda-feira, 3, de Toronto para Montego Bay, na Jamaica, retornou à sua origem depois que um homem alegou estar se sentindo mal após voltar da China. Em um certo momento, o homem se levantou, chamou os comissário e anunciou bem alto para todos ouvirem, com voz embargada e cara de sofrimento:

“Acabei de voltar de Wuhan, ‘capital’ do coronavírus. Não estou me sentindo muito bem.”

Nesse momento, a tripulação iniciou os protocolos padrão de doenças infecciosas, fazendo tudo “com muita cautela” e avisando aos pilotos, que decidiram retornar a Toronto.

A rota do voo 2702

Quando o avião fez a meia-volta, ele já estava ao sul da fronteira entre a Geórgia e a Flórida, de modo que ele ficou no ar por mais de quatro horas. Esse é aproximadamente o mesmo que o tempo de voo habitual para a rota até a Jamaica. 

Nem precisa dizer o quanto o desfecho da história molestou a todos os 243 passageiros a bordo do Boeing 767-300ER.

Mas quando chegou…

Após o pouso, o passageiro foi inspecionado clinicamente e considerado livre de sintomas. Ele foi acusado criminalmente e já tem até uma audiência judicial marcada para 9 de março.

Mas por que esse cara fez isso?

Numa entrevista a uma emissora de TV, ele disse com a maior cara de pau: “Eu sou um artista. Qualquer publicidade para mim é boa publicidade. Eu estava com minha câmera – estava procurando um vídeo viral. Eu estava procurando colocá-lo em todas as plataformas de mídia social. Imaginei que isso provocaria algum tipo de reação – mais pessoas vendo isso nas redes sociais dizendo ‘uau, esse garoto é destemido’ ou ‘esse garoto é louco’, seja o que for”.

Pela entrevista, que você pode assistir abaixo (ative as legendas automáticas do YouTube, se necessário), nota-se que ele assume que estava errado, embora ainda não pareça particularmente arrependido.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias