Passageiro filma Airbus A380 voando próximo a seu Boeing 777 sobre o Ártico

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram.

Um passageiro a bordo de um Boeing 777 filmou a bonita visão que teve durante seu voo, ao cruzar o mundo sobre o Oceano Ártico quando um gigante Airbus A380 fazia uma rota semelhante.

Vídeo print A380 Emirates voo

O momento de sorte ocorreu no começo desse mês de março, quando as duas aeronaves voavam do Oriente Médio para os Estados Unidos, embora de aeroportos de origens e de destinos diferentes.

Quem fez a filmagem foi Sam Chui, um conhecido entusiasta da aviação. Diante da coincidência da proximidade dos jatos em rota, ele informa que o comandante de seu voo coordenou uma maior aproximação com o grande Airbus A380, mantendo a distância vertical mínima de segurança definida pelas normas da aviação.

Sam Chui estava a bordo do 777-300 da Etihad Airways, registrado sob a matrícula A6-ETR, que fazia o voo de número EY-171. Ele partiu de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, com destino a Los Angeles, nos Estados Unidos, conforme mostra a captura a seguir do site de rastreamento de voos FlightRadar24.

O voo do Boeing 777 da Etihad Airways naquele dia – Imagem: FlightRadar24

Já o Airbus A380 da filmagem era a aeronave de matrícula A6-EET da companhia Emirates, que partiu de Dubai, também nos Emirados Árabes, com destino a São Francisco, também nos Estados Unidos, no voo de número EK-225.

O Airbus A380 logo à frente do Boeing 777 – Imagem: FlightRadar24

Na ocasião, o gigante A380 mantinha o nível de voo FL350, que representa uma altitude calibrada de 35 mil pés. Enquanto isso, o 777 matinha o FL340, ou seja, 1000 pés (300 metros) abaixo e um pouco deslocado à esquerda do Airbus, passando depois também para o lado direito.

Com isso, Sam Chui pôde gravar o vídeo que você vê a seguir, da bela visão do grande quadrijato da Emirates.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias