Passageiro filmava a decolagem quando avião AN-2 caiu na Rússia na quinta-feira

Um passageiro a bordo do Antonov AN-2, que caiu na última quinta-feira (20) na Rússia, estava filmando a decolagem e capturou o momento em que a aeronave teve problemas e acidentou-se.

Acidente Vídeo Passageiro AN-2 Rússia

O que ocorreu?

Segundo declarou a Direção de Investigação de Transporte do Extremo Oriente da Rússia, no dia 20 de fevereiro de 2020, às 10h45 (horário local), o avião AN-2, decolando do aeroporto de Magadan, fez um pouso forçado não muito longe da pista.

A bordo da aeronave, registrada sob a matrícula RA-40642, estavam 12 passageiros e 2 tripulantes. O avião fazia voos charters levando trabalhadores em turnos para Seymchan, na região de Magadan.

Entre os 14 que estavam a bordo da aeronave, 13 foram levados a instituições médicas, onde receberam os cuidados necessários, mas não houve fatalidades, segundo a Direção de Investigação.

Acidente Antonov AN-2

Acidente Antonov AN-2

Vídeo a bordo

O vídeo feito por um dos passageiros mostra que tudo ocorreu de forma muito rápida.

O Antonov AN-2 havia deixado o solo há poucos segundos e começava a subir quando algo ocorreu. Repentinamente, já com uma altura significativa, a aeronave perde sustentação e começa a virar para a esquerda, como se observa pelo abaixamento da asa no vídeo.

A descida é tão rápida que é possível ouvir um passageiro gritando, possivelmente por sentir a sensação de “frio na barriga” pela queda, e o som do impacto com o solo ocorre apenas 4 a 5 segundos após a perda de sustentação.

Confira a seguir a gravação:

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias