Passageiro filmou o Embraer 145 saindo da pista e a asa atingindo o solo ao derrapar na neve ontem

Um passageiro gravou o momento em que o jato Embraer 145 saiu da pista ontem (11) ao derrapar após pousar em condição de pista degradada pela neve, girando mais de 90 graus em relação à direção de pouso.

Envoy Embraer 145 N619AE Acidentado Chicago
O Embraer 145 acidentado após a derrapagem

O Embraer ERJ-145 da companhia regional Envoy, de matrícula N619AE, estava executando o voo número AA4125 da American Airlines nas cores da divisão regional American Eagle, tendo decolado de Greensboro para Chicago O’Hare com 38 passageiros e 3 tripulantes.

Durante a aproximação para Chicago, devido às condições ruins de tempo, a aeronave foi instruída pela torre de controle a arremeter antes do pouso na pista 10L.

Os pilotos atenderam à recomendação e, após a volta, retornaram para o pouso, novamente na pista 10L, segundo informações do The Aviation Herald. A torre informou que a pista apresentava uma condição de frenagem média e uma visibilidade de 4.000 pés (1200 metros).

Radar Voo AA4125 Derrapagem Pouso Neve Chicago
FlightRadar24 mostra trajetória da aeronave, que arremeteu na primeira aproximação

Tudo parecia bem durante os momentos iniciais após o toque na pista, até que a aeronave começou a se desviar para a esquerda e, com a redução da velocidade, girar até ficar perpendicular ao eixo da pista.

Derrapando lateralmente enquanto um passageiro exclamava “Não não não não não!”, o Embraer 145 atingiu o limite do asfalto e saiu para o gramado coberto de neve, cerca de 5.350 pés (1630 metros) além da cabeceira da pista por onde havia pousado.

Radar Voo AA4125 Derrapagem Posição Final
FlightRadar24 mostra a posição final da aeronave na lateral da pista

Tendo saído derrapando totalmente de lado para o gramado, o trem de pouso direito não suportou a carga lateral e se retraiu, fazendo a asa direita atingir o solo. Após a parada, uma passageira é ouvida dizendo “Eu acho que pousamos”.

Vídeo Embraer 145 Envooy Derrapagem Neve Chicago

Após a ocorrência, o controle de voo passou a dizer às aeronaves que chegavam que a condição de frenagem era ruim. Veja a seguir o vídeo gravado pelo passageiro:

Caso semelhante filmado pelo lado de fora

Um caso semelhante foi filmado pelo lado de fora em 2016, quando um Airbus A320 da companhia aérea S7 Airlines derrapou no aeroporto de Novosibirsk Tolmachevo, no Sul da Rússia.

Neste caso, a aeronave apenas taxiava em baixa velocidade, portanto não houve danos como no caso do Embraer da Envoy, mas por pouco as consequências não foram maiores, pois havia outros aviões na lateral da taxiway.

O A320 começou a virar totalmente sem qualquer possibilidade de ação do piloto, e ficou também de lado em relação ao sentido em que se deslocava, até parar ainda sobre o asfalto. Veja o vídeo na matéria a seguir:

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.