Passageiro passa mal, piloto decide pousar e colide o avião contra um cupinzeiro

Foto de Renato Spilimbergo Carvalho or GFDL 1.2, via Wikimedia

Um acidente totalmente atípico e que, felizmente, não registrou feridos, ocorreu no começo do maio, na região de Mundo Novo, em Goiás. Após um pouso não previsto, o piloto seguia para uma nova decolagem, mas um obstáculo inesperado traçou o destino do avião, um Embraer Emb-720 “Minuano”, de matrícula PT-VNB.

O registro foi incluído recentemente na base de dados do CENIPA, órgão da FAB responsável pela investigação de incidentes e acidentes da aviação. Nele, consta a informação de que o avião decolou do Aeródromo Nacional de Aviação, em Goiânia, com destino ao Aeródromo de São Miguel do Araguaia, também no Estado de Goiás, por volta das 7h15min locais, a fim de realizar um voo privado, com um piloto e três passageiros a bordo.

Já durante o voo de cruzeiro, um dos passageiros sentiu um mal estar, levando o piloto a decidir por um pouso não programado em um campo não registrado, na cidade de Mundo Novo.

Durante a corrida após o pouso, a aeronave colidiu o trem de pouso principal direito contra um cupinzeiro, resultando em danos substanciais ao aparelho. Não foi detalhado exatamente o local onde o “Minuano” pousou.

Essa mesma aeronave esteve envolvida em, pelo menos, outros dois acidentes, um deles em 2015, quando colidiu contra a cerca de um aeródromo e outro, em 2009, quando teve uma falha do motor em voo e caiu em Goiás, resultando nesse relatório do Cenipa.

Foto: Polícia Militar – 2009
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Por maior penetração, Latam Cargo terá nova plataforma de reservas de...

0
A WebCargo, plataforma de reservas de carga aérea, firmou um acordo com o Grupo Latam Cargo, fazendo com a última se torne a primeira