Passageiro passa trote para a Polícia e diz que seu voo está sendo sequestrado

Um passageiro foi multado recentemente pela Administração Federal de Aviação (FAA), após ligar para a emergência e dizer falsamente que um homem havia sequestrado o avião em que estava e que a comissária de bordo estava sob a ameaça de uma faca.

Avião Airbus A321 Alaska Airlines
Airbus A321 da Alaska Airlines – Imagem: Adam Moreira / CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

O caso aconteceu a bordo de um avião da Alaska Airlines no dia 23 de janeiro deste ano, quando esse realizava o voo doméstico AS-65 de Seattle para Ketchikan, nos Estados Unidos. A história tornou-se conhecida nessa semana. Na época, as autoridades haviam informado somente sobre uma ocorrência de ameaça à segurança da aeronave.

Na última terça-feira, dia 6 de julho, a FAA anunciou uma multa de US$10.500 ao passageiro em questão e descreve que o incidente ocorreu enquanto a aeronave ainda estava no solo e era rebocada do portão de embarque. O homem fez uma chamada para o 911 informando que a aeronave estava sendo sequestrada. 

Ele disse ao serviço de emergência que um homem estava segurando uma comissária com uma faca na frente da aeronave e repetidamente pediu que o policial impedisse o voo. 

Enquanto a aeronave estava taxiando para a pista, ele deixou seu assento duas vezes para entrar no banheiro, apesar das instruções dos comissários de voo para que permanecesse sentado. Devido às ligações para o 911, os pilotos foram informados pelo rádio e taxiaram a aeronave até uma área de carga, onde autoridades policiais encontraram a aeronave. 

A polícia embarcou armada com rifles e evacuou passageiros e tripulantes. Enquanto na rampa, o passageiro ligou para o FBI e fez menção a uma bomba. A aeronave foi temporariamente retirada de serviço para exames. 

A polícia também rastreou todos os passageiros e tripulantes como resultado dos comentários do passageiro. Todas as reclamações do passageiro eram falsas e resultaram em um atraso de várias horas no voo.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Ativo no Plane Spotting e aficionado pelo mundo aeronáutico, com ênfase em aviação militar, atualmente trabalha no ramo de fotografia profissional.

Veja outras histórias

Avião Embraer EMB-120 Brasilia Berry Aviation

Novo requisito define que organizações de aviação nos EUA detectem e...

0
A regra também exige que aqueles que possuem um SMS compartilhem informações sobre perigos com outras organizações de aviação, para que