Passageiro registra raríssimo cometa desde um Boeing 777 a 10 km de altura

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Imagine um cometa que só aparece a cada 7.000 anos e pode ser visto a olho nu quando passa “próximo” da Terra e, melhor, você está aqui para testemunhar o evento. Esse é o cometa Neowise, que foi descoberto no começo desse ano e que nessa semana pode ser visto do Brasil.

Ver de terra deve ser incrível, agora imagine ter o privilégio de assistir ao evento desde um avião a mais de 10 quilômetros de altura e na escuridão total. Alguns passageiros cruzando os Estados Unidos tiveram essa sorte.

Passageiro registrou no hemisfério norte

A American Airlines postou em seu perfil nas redes sociais duas belas imagens capturadas pelo passageiro Jordan Jones, que também é membro do staff da empresa aérea, mostrando a raríssima captura do cometa Neowise visto a partir de um Boeing 777-300 a mais de 30.000 pés de altitude (~10 km).

Jones viajava de Miami para Los Angeles e a foto foi capturada quando o triplo-sete em que estava sobrevoava a região de Houston, no Texas. A data da foto não foi revelada, mas sabe-se que o Neowise tem estado visível no hemisfério norte desde a semana passada, conforme reporta a rede ABC News.

Como ver o cometa no Brasil

Segundo a NASA, o avistamento a partir do Brasil poderá ser possível em caso de céu claro e nas seguintes datas:

  • Quarta-feira (22): Minas Gerais, Espírito Santos e Mato Grosso do Sul
  • Quinta-feira (23): São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná
  • Sexta-Feira (24): Santa Catarina e Rio Grande do Sul

As melhores chances de ver o cometa acontecem no comecinho da noite e o ponto ideal está à direita de onde o Sol se põe, na linha do horizonte.

Sobre Cometa Neowise

De acordo com informações da Wikipedia, o C/2020 F3 (NEOWISE) ou cometa NEOWISE é um cometa de longa duração com uma órbita quase parabólica descoberta em 27 de março de 2020 por astrônomos durante a missão NEOWISE do telescópio espacial Wide-field Infrared Survey Explorer (WISE).

É um dos cometas mais brilhantes desde o Hale-Bopp, em 1997. Sob o céu escuro, pode ser visto claramente a olho nu e pode permanecer visível durante a maior parte de julho, até o dia 23, no ponto de maior aproximação do cometa com a Terra. 

Mas não se assuste, o ponto de maior proximidade significa que o corpo estará voando a mais de 60 milhões de quilômetros do nosso planeta.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias