Início Variedades

Passageiro tenta embarcar em avião com arma escondida no sapato

Aeroporto Internacional da Filadélfia. IMAGEM: Andreas Faessler via Wikimedia

Os agentes de segurança no Aeroporto Internacional da Filadélfia, no estado americano da Pensilvânia, interceptaram um passageiro que tentava embarcar com uma arma de fogo escondida dentro do sapato que calçava. O caso ocorreu na quarta-feira da semana passada (23) e foi a 18ª ocorrência semelhante no mesmo aeroporto.

De acordo com informações divulgadas pela rede de TV Fox News, os oficiais da Transport Security Administration (TSA), a agência federal responsável pela segurança nos aeroportos, detectaram a arma calibre .25 no calçado durante inspeção de rotina em um posto de controle de segurança. Os agentes alertaram a polícia da cidade, que confiscou a arma.

O passageiro, que não teve a identidade divulgada, pode ser multado em até US$13.669, dependendo das circunstâncias. Se o viajante for membro do TSA PreCheck, programa de benefícios que agiliza atendimento nos canais de inspeção por “passageiros de confiança”, também perderá os privilégios. Em declaração à imprensa, o diretor de segurança federal do TSA para o aeroporto, Gerardo Spero, disse que o caso não pode ser considerado “mero esquecimento. Esse foi um esforço intencional por parte do indivíduo para tentar embarcar em um avião com uma arma”.

De acordo com Spero, o incidente marcou a 18ª vez que oficiais da TSA descobriram uma arma irregular no Aeroporto Internacional da Filadélfia apenas este ano. A TSA permite que os viajantes carreguem armas na bagagem despachada, desde que sigam os regulamentos. As armas de fogo devem ser descarregadas e trancadas em um local seguro e inacessível durante o voo. O proprietário precisa declarar a arma ao despachar a mala e seguir outras orientações que variam conforme a companhia aérea.

No ano passado, 4.432 armas de fogo foram descobertas em malas de mão em pontos de controle de segurança de aeroportos nos Estados Unidos. De acordo com a TSA, 87% dessas armas estavam carregadas.

Sair da versão mobile