Passageiros criticam a situação do mais movimentado aeroporto da América Latina

Situação deplorável no Aeroporto da Cidade do México – Imagem: Reprodução/Redes sociais

Por meio das redes sociais, passageiros que utilizam o Terminal 1 do Aeroporto Internacional da Cidade do México (AICM) denunciaram o deplorável estado em que se encontra a área do terminal, a qual segundo informações do site Canal 6Tv, permanece assim desde o ano passado.

Nas imagens e vídeos compartilhados pelos passageiros, é perceptível o chão sem azulejo ou com os mesmos quebrados, banheiros em mal estado cujo odor se propaga pelas salas que ficam ao redor, água vazando dos registros, escadas rolantes sem funcionar, material de construção por todos os lados, entre outros problemas.

“Não é segredo para ninguém que é preciso melhorar, mas não gostaria de pensar que eles estão deixando morrer para satisfazer o capricho de ‘outros interesses’”, diz um dos usuários.

Um jornal local publicou um vídeo em que se vê um enorme rato correndo em pleno terminal de passageiros:

Como resposta às queixas, as autoridades do AICM afirmaram que as instalações do Terminal 1 já possuem 69 anos, e que por isso estão sendo realizadas obras de remodelação para trocar os azulejos, que têm 10 anos de uso, de modernização da maioria dos sanitários e de reparação de outros problemas.

O Terminal 1 é o principal do Aeroporto, tendo as maiores companhias aéreas do México e do mundo utilizando-se de suas instalações, conforme o mapa operacional a seguir:

Mapa de operações dos terminais 1 e 2 do Aeroporto da Cidade do México – Imagem: AICM

Vale pontuar que o Aeroporto Internacional da Cidade do México é o mais movimentado da América Latina, tendo transportado 50.308.049 passageiros, segundo dados de 2019, contra 42.251.366 do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, o segundo mais movimentado da região no mesmo ano.

Arthur Gimenes Prado
Experiência em TV, rádio e internet como repórter esportivo, comentarista, colunista e redator. Estudante do Ensino Fundamental e criador de conteúdo digital no Instagram, tendo também um canal no YouTube onde mostra experiências abordo e viajando pelo Brasil.

Veja outras histórias