Passageiros da American falarão com pilotos por telefone antes dos voos no 737 MAX

Avião Boeing 737 MAX American
American – Divulgação

Visando aumentar a confiança dos passageiros no Boeing 737 MAX, a American Airlines sinalizou que fará algumas ações usando sua equipe técnica. Dentre as iniciativas estão tours com passageiros pela aeronave e chamadas telefônicas com os pilotos, antes do retorno do jato aos céus.

A American disse na semana passada que programou o que espera que sejam os primeiros voos do 737 MAX desde a parada geral da aeronave em março de 2019. Segundo sua programação atual, a empresa incluiu o MAX em voos selecionados partindo de Nova Iorque e Miami, a partir de 29 de dezembro.

Papo com pilotos

Mas a empresa entende que ainda há uma lição de casa por fazer, diz uma matéria da CNBC. Para tanto, a American está planejando oferecer a alguns clientes a chance, após o Dia de Ação de Graças, de ver a aeronave pessoalmente nos aeroportos de Dallas, Nova Iorque e Miami, com a participação de pilotos e mecânicos, que explicarão o que aconteceu com as aeronaves e as mudanças realizadas pela Boeing. 

Além dos passeios no 737 MAX, estão sendo programadas áudio-conferências com os pilotos para que eles possam também responder às perguntas dos clientes. “Eles (os pilotos) são os únicos que realmente têm a credibilidade para explicar o MAX”, disse Alison Taylor, diretora de atendimento ao cliente da American, à CNBC.

Outra iniciativa da American é enviar uma notificação aos passageiros antes dos voos, avisando que a aeronave é o Boeing 737 MAX e dando-lhes opção de mudar a reserva caso não se sintam confortáveis.

É difícil afirmar que essa “moda” pegará em outros lugares do mundo, até porque a tendência será que as empresas simplesmente incorporem o MAX em suas malhas aéreas depois que ele for liberado, já que as equipes competentes terão liberado o jato após um ano e meio de escrutínio.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias