Passaredo chega a acordo com tripulantes e não demitirá por 12 meses

Nessa terça-feira (30), a Passaredo Linhas Aéreas, integrante do grupo VoePass, chegou a um acordo com os tripulantes que prevê redução salarial e de jornada, mas que conserva os empregos por 12 meses.

Segundo informações do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), os tripulantes associados da Passaredo Transporte Aéreo aprovaram, por meio de votação online, as propostas da empresa para novos acordos coletivos de trabalho. A votação dos comissários terminou 75,6% de votos pela aprovação e 24,4% contrários. A dos pilotos teve 79,2% de votos pela aprovação, contra 20,8%.

A medida coloca a Passaredo no mesmo grupo de empresas composto por Gol e Azul, que também concluíram um acordo coletivo para sustentar os empregos dos tripulantes pelos próximos meses.

As propostas aprovadas preveem redução de jornadas em até 70% e salários por um período de 12 meses, com garantia de manutenção dos empregos de todos durante a vigência do acordo. Os aeronautas serão convocados para o retorno seguindo a lista de
antiguidade na função, que foi divulgada pela empresa junto com os termos do acordo.

Ficou também instituído o programa de demissão voluntaria aos aeronautas incluídos no programa de “Licença Não Remunerada” de forma compulsória, sendo conferida a oportunidade do desligamento do Tripulante se esse for seu desejo, encerrando-se o contrato de trabalho na modalidade dispensa sem justa causa.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias