Paulo Guedes diz que a retomada da aviação brasileira pode demorar de 4 a 6 meses

Em uma conferência com economistas e executivos da XP Investimentos, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, falou brevemente sobre as ações que estão sendo tomadas para o setor aéreo e de sua expectativa de próximos passos. Espere o vídeo abaixo carregar.

A reunião por meio de vídeo-conferência foi compartilhada em vários canais do LinkedIn. Nela, cinco membros do time da XP conversam com o Ministro Paulo Guedes sobre os impactos da pandemia do novo Coronavírus nos diferentes setores econômicos. Como a aviação é, certamente, um dos mais afetados, o assunto não poderia deixar de ser discutido.

Durante um minuto e meio da conversa, Guedes fala ao grupo sobre os pleitos do setor e como o governo está se movimentando para atender. Ele ressalta que tem conversado com as três grandes empresas.

Guedes faz menção à liberação parcial do FGTS para pilotos, alegando que 20% a 30% do Fundo de Garantia seriam suficientes para que eles se mantenham por até dois anos: “eles trabalham 30 anos, têm estabilidade, têm um FGTS forte, então as empresas nos pediram isso, nós vamos fazer isso”, disse.

Em outro trecho ele fala sobre a expectativa para retomada dos voos e apoio do governo às empresas: “nós não vamos deixar acabar as companhias aéreas brasileiras porque durante quatro meses ninguém vai voar. Por que nós sabemos que daqui a cinco ou seis meses todo o mundo vai voar de novo”.

Por fim, ele fala sobre como o governo está se estruturando para apoiar o setor. Segundo ele, seu Ministério dividiu as ações em quatro categorias: trabalhistas, tributárias, crédito e legislação, e para cada uma delas ações estão sendo tomadas. Ele cita como exemplo as flexibilizações regulatórias, em que as companhias são desobrigadas de reembolsar os passageiros nesse momento, ao invés disso, remarcando as passagens ou trocando por vouchers para uso futuro.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias