Peça do flap de um Airbus A330 da Delta se solta em voo

Um Airbus A330-300 da Delta teve que cancelar sua subida após decolar de Atlanta, nos Estados Unidos, na última segunda-feira (29) devido a uma carenagem de um atuador hidráulico do flap solta.

Avião Airbus A330 Delta
Airbus A330 da Delta

A tripulação identificou visualmente o problema e retornou a Atlanta 90 minutos depois da decolagem.

O voo DL-74, com a aeronave de registro N806NW, partiu do aeroporto Hartsfield-Jackson Atlanta International às 20:04, segundo dados do FlightAware. Embora liberado pelo Controle de Tráfego Aéreo (ATC) para subir a 17.000 pés, a tripulação abortou a subida a 5.000 pés e disse ao ATC que estavam vendo “algo pendurado na asa”.

A tripulação foi aconselhada a entrar em órbitas de espera ao Norte do aeroporto. De acordo com o The Aviation Herald, a decisão dos pilotos foi de que “eles não poderiam ignorar essa condição, apesar de não representar nenhum problema ao voo”.

O A330 manteve a espera por algum tempo, queimando combustível para reduzir seu peso, e retornou em segurança ao aeroporto uma hora e meia depois. O pouso ocorreu sem a necessidade de assistência às 21:34.

Uma carenagem solta, especialmente do trilho de deslocamento do flap, não representa um risco imediato para a segurança das aeronaves. Mas um pedaço solto de metal pode, sem aviso prévio, se soltar e afetar outras partes do avião, ou atingir algo ou alguém em solo.

Recentemente, uma gigantesca seção do flap de um Boeing 747 de carga da KLM se soltou completamente da aeronave, mas felizmente não atingiu nada em solo (veja a matéria ao final).

A ocorrência também levanta alerta ao setor de manutenção da companhia aérea, para que se investigue se o problema surgiu de uma condição não previsível ou de uma falha de procedimento de manutenção e inspeção.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Dois aviões Boeing da Emirates e Ethiopian supostamente entraram em rota...

0
Um incidente aéreo ocorreu na noite de domingo, 24 de março, por volta das 00h43 do horário local da África Oriental, quando uma aeronave