Pedaços de metal são encontrados em motor de Boeing 737 após desligado em voo por pane

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Boeing 737-800 Garuda Indonesia
Boeing 737-800 da Garuda, igual ao do incidente – Imagem: Sergey Kustov / CC BY-SA 3.0 GFDL, via Wikimedia Commons

Pedaços de metal foram encontrados no motor de um Boeing 737 durante inspeção, após um pouso não programado devido a uma pane que levou à necessidade de desligamento do propulsor em voo.

A aeronave envolvida, conforme informações do The Aviation Herald, foi o Boeing 737-800 registrado sob a matrícula PK-GFF, operado pela companhia aérea Garuda Indonesia, na manhã da última quarta-feira, 17 de fevereiro (final da noite de terça-feira, 16, no horário de Brasília).

O jato estava realizando o voo de número GA-642, de Makassar a Gorontalo, ambas na Indonésia, com 26 passageiros a bordo, e tinha acabado de partir da pista 21 do aeroporto de Makassar, cidade também conhecida como Ujung Pandang, quando o motor direito começou a deixar fumaça preta para trás.

A tripulação parou a subida a 4000 pés (1.200 metros) de altitude, desligou o motor informando que o mesmo estava danificado e executou uma órbita de espera enquanto lidava com a situação de acordo com o manual da aeronave, e então retornou para um pouso seguro na pista 03 cerca de 25 minutos após a partida.

O Boeing 737 em órbita após a pane – Imagem: FlightRadar24

Após o pouso, em uma inspeção visual no motor foram observadas partículas metálicas encontradas na região de escape do motor, o que pode indicar que algum componente interno apresentou desgaste anormal ou uma falha.

A saída do motor, com os pedaços de metal encontrados

O aeroporto relatou que o motor direito sofreu a pane enquanto a aeronave cruzava 200 pés (61 metros) de altura, nos segundos inciais da subida.

A aeronave permanece fora de operação em Makassar até o momento da publicação desta matéria, mais de dois dias após o pouso do incidente.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

two pilots flying an airplane

Piloto de avião resolveu expor seus órgãos genitais durante um voo...

0
Um ex-piloto da Southwest Airlines foi acusado de indecência após expor seus órgãos genitais durante um voo da Filadélfia para Orlando