Pela primeira vez, Azul torna-se líder do mercado de aviação doméstico por um trimestre

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um estudo realizado por Alexandre Barros, do site Aviação Brasil, revela que, pela primeira vez em sua história, a Azul Linhas Aéreas apareceu na dianteira do mercado aéreo doméstico brasileiro por um trimestre. Apesar da pandemia e dos ajustes na malha, os dados da ANAC mostram que a Azul fixou 37,89% de market-share acumulado nos três primeiros meses de 2021.

Em 2020 a Azul havia terminado em terceiro lugar, com 31,25%, logo atrás da Latam Brasil, que alcançou 31,82%. A Latam Brasil, empresa que faz parte do Grupo Latam, além da pandemia, atravessa uma crise financeira e está fazendo ajustes de frota e rede em meio ao processo da lei de falência dos Estados Unidos. Com isso, no primeiro trimestre de 2021, a Latam Brasil assegurou 28,02% da demanda de mercado, sendo o pior número da companhia desde o ano 2000.

Gol Linhas Aéreas conquistou o segundo lugar no trimestre com 32,98%, perdendo a liderança que mantinha desde 2013. A companhia é outra que vem realizando ajustes em sua malha e deixou de operar rotas na pandemia.

As demais companhias, como a VoePassMAP, Azul Conecta, Sideral, que opera voos fretados de passageiros, além de carga, apresentaram discreto crescimento de mercado, além da Asta, que suspendeu suas ligações sistemáticas temporariamente, voltando a operar como táxi aéreo, conforme reportamos aqui no AEROIN.

Não podemos nos esquecer que, em breve, a ITA – Itapemirim Linhas Aéreas entra nesse jogo. A empresa deveria entrar em operação no último mês de março, mas espera agora operar a partir de junho próximo, trazendo novas opções ao mercado e competitividade.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias