Pelo rádio, homem se passa por controle de voo e dá instruções falsas aos pilotos

Um fã de rádio transistorizado foi pego se passando por controlador de tráfego aéreo na Alemanha. O berlinense de 32 anos foi preso na noite de quinta-feira passada (28), depois que a polícia disse que ele fez contato com os pilotos e deu ordens de voo falsas.

Segundo a Associated Press (AP), uma das aeronaves que ele contatou ilegalmente foi um helicóptero da polícia, o qual foi despachado para sua vizinhança como parte de uma operação policial para capturá-lo, disseram autoridades alemãs. Durante uma busca no apartamento do suspeito, a polícia encontrou dois rádios que transmitiam nas frequências do controle de tráfego aéreo.

“Para todos que têm perguntado sobre nossas operações de helicóptero policial em Koepenick, uma prisão incomum”, tuitou a polícia de Berlim.

O suspeito – cujo nome não foi divulgado – é acusado de fazer contato com helicópteros estaduais e federais, bem como aeronaves de passageiros e de transporte durante um período de seis meses.

O homem havia se tornado cada vez mais profissional com suas comunicações, mas dava instruções “potencialmente perigosas”. Felizmente, seus crimes não levaram a incidentes ou acidentes.

No Brasil, tal tipo de ato também é crime e passível de um processo penal que pode resultar em cadeia.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias