Pequeno russo de carga: está sendo criada uma versão de frete aéreo do Superjet SSJ100

A aposta da indústria russa no mercado aeronáutico continua forte, o que é corroborado pelo anúncio de que o Superjet SSJ100 pode ser um dos primeiros aviões regionais a já nascer cargueiro.

Sukhoi SSJ100 Superjet. Imagem: Divulgação / Superjet International.

A informação foi divulgada por Oleg Gulyaev, diretor da divisão regional da Irkut, divisão da UAC (United Aircraft Corporation), da qual a Sukhoi faz parte. Atualmente nenhum jato regional é oferecido de fábrica em versão cargueira, sendo o avião mais próximo disso (em termos de tamanho) o turboélice ATR-72F.

“Nós estamos considerando a versão cargueira do SSJ100, este trabalho já está em curso. Nós estamos trabalhando agora em soluções conceituais para o lançamento desta versão e essa solução está sendo considerada não apenas no Sukhoi Superjet, mas também no MC-21”, afirmou Gulyaev a jornalistas no MAKS 2021, a Feira Internacional de Aviação da Rússia.

Conversões completas de jatos regionais em cargueiros existem apenas nas linhas Bombardier CRJ-100/200 e BAe 146, de maneira limitada, com pouquíssimos aviões voando hoje. Lembrando que os aviões da Embraer não têm uma conversão cargueira plena, sendo apenas uma adaptação temporária com remoção dos assentos, inaugurada pela Azul Linhas Aéreas.

Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias

Flybondi retomará voos a Floripa antes do que era esperado

0
A empresa argentina de baixo custo anunciou que Florianópolis será o primeiro destino internacional para o qual voltará, desta vez partindo