Em perigosa decolagem, avião passa a centímetros das pessoas no México

Um vídeo divulgado nesse final de semana tem causado muita polêmica nas redes sociais devido à perigosa decolagem de um avião no México, que quase atingiu as cabeças de dezenas de pessoas.

Vídeo Decolagem Perigosa Bimotor México

Não há detalhes do local exato, embora se suspeite ser em Culiacan, e nem mesmo sobre qual a circunstância do momento, se em um evento aeronáutico ou algo similar.

O que se vê nas imagens é um avião bimotor, que aparenta ser um Cessna 402 ou outro modelo semelhante, que acabou de decolar e passa sobre as pessoas com o trem de pouso ainda sendo recolhido. É possível ver a matrícula XB-PPU na fuselagem, porém o registro aeronáutico mexicano não disponibiliza consulta pública de aeronaves como o faz a ANAC no Brasil.

Sem ganhar altura após sair do solo, os pneus da aeronave passam perigosamente a centímetros das cabeças das dezenas de pessoas que ali estavam.

Tanto a quantidade de pessoas presentes quando a disposição de outras aeronaves lado a lado nas laterais do vídeo levam a crer que se tratava de um evento aeronáutico. Sem saber do risco que correram, diversas pessoas ainda aplaudiram o momento.

Irresponsabilidade

A menos que o piloto tenha enfrentado alguma dificuldade técnica, essa seria uma decolagem de extrema irresponsabilidade.

Se o piloto o fez por graça, poderia ter ferido seriamente muitas pessoas sob qualquer variação mínima de altura, seja causada por alguma questão técnica, seja por variações atmosféricas como um simples vento.

Se não fez por graça, mas estava pesado demais para decolar e ganhar altura de forma mais rápida, deveria ter evitado o risco de decolar com a aeronave tão pesada nessa situação de presença de pessoas no alinhamento da decolagem.

Assista ao vídeo a seguir, e note que o bimotor deixa o solo apenas alguns instantes antes da aglomeração de pessoas.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias