Pesquisa revela quais os lugares mais sujos dos aviões; não são os banheiros

Uma pesquisa da consultoria Travel Math revelou quais são os lugares mais sujos dos aviões. Tenho certeza de que nosso primeiro palpite talvez fosse relacionada aos banheiros. Mas não, surpreenda-se com o que os pesquisadores descobriram.

pesquisa
Imagem – Superjet

A consultoria diz que “o consenso geral deste estudo é que aeroportos e aviões são mais sujos do que sua casa” e que, “de forma surpreende, a única superfície em que nossa comida repousa durante o voo – a mesinha – foi o lugar mais sujo de todos os locais, com a maior concentração de colônias de micro-organismos. 

Exatamente, você leu corretamente: o lugar mais sujo do avião é aquela mesinha. Agora que você Sabendo disso, por favor, mantenha sua comida longe do contato com a mesinha.

Quais os lugares mais sujos

A lista de lugares mais sujos vai além da mesinha, obviamente, mas tem alguns itens surpreendentes, confira os recordistas de sujeira, de acordo com a pesquisa:

  1. Mesa de bandejas – 2.155 CFU
  2. Botões para bebedouros (no aeroporto) – 1.240 CFU
  3. Saída do ar condicionado do avião – 285 CFU
  4. Botão de descarga do banheiro do avião – 265 CFU
  5. Fivela de cinto de segurança – 230 CFU
  6. Fechaduras do banheiro do avião – 70 CFU

Nota: os números são demonstrados em CFU (Colony Forming Unit) por polegadas quadradas, uma medida usada para medir a contaminação microbiológica.

Ao contrário do que se pensava, os banheiros foram um dos lugares mais limpos testados. Segundo a Travel Math, “programações regulares de limpeza significam que essas superfícies são higienizadas com mais frequência e que, embora exista a importância de limpar todas as demais superfícies entre os voos, os banheiros recebem maior atenção porque têm o maior potencial de espalhar coliformes fecais”.

Cuidado com as mesinhas

A maioria das transportadoras estabelece seus próprios padrões de limpeza, uma vez que os regulamentos federais de agências como a FAA ou a ANAC são bastante mínimos nessa área. Além disso, os funcionários das companhias aéreas estão sofrendo mais pressão nos últimos anos para embarcar rapidamente os passageiros para maximizar o lucro para suas transportadoras.

Tudo isso torna difícil a limpeza de certos locais no intervalo recomendado. As mesinhas, portanto, somente serão limpas no final do dia – isso se forem limpas diariamente.

Como as mesinhas podem levar a uma transmissão direta de bactérias à boca, uma solução clara é eliminar qualquer contato direto que a comida tenha com ela. Também é aconselhável levar desinfetante para as mãos ou álcool gel durante a viagem (mas lembre-se de levar um frasco pequeno, que seja permitido o embarque).

Saiba mais sobre o estudo, a metodologia e as referências, no site da Travel Math.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias