Início Empresas Aéreas Pessoal de solo causa revolta ao celebrar a partida de um avião...

Pessoal de solo causa revolta ao celebrar a partida de um avião cheio de marroquinos

Reprodução Twitter

A companhia aérea holandesa KLM disse que ficou “chocada” e pediu desculpas públicas após um vídeo ter vazado na internet, mostrando trabalhadores do pátio do aeroporto de Amsterdã celebrando a partida de um avião de passageiros da Royal Air Maroc para Casablanca.

Nas imagens, disponíveis abaixo, trabalhadores comemoram e aplaudem a partida do avião, enquanto riam e diziam palavras ofensivas.

“Sim Sim! Lá vai outro avião cheio de marroquinos voltando para o Marrocos ”, disse um trabalhador dos serviços de terra no vídeo. “Dê a todos eles uma passagem só de ida! F***m-se ! F***m-se!”, o homem diz em holandês.

Reagindo ao vídeo, KLM disse: “Ficamos chocados com o conteúdo de um vídeo nas redes sociais, mostrando o pessoal em coletes da KLM e equipamento de trabalho aplaudindo ao ver uma aeronave decolando para o Marrocos. As pessoas no vídeo podem ser ouvidas fazendo comentários inaceitáveis. Lamentavelmente, tivemos que concluir que pelo menos um funcionário dos Serviços de Terra estava envolvido neste vídeo. Este comportamento é totalmente inaceitável. É contrário aos valores fundamentais que defendemos. Não há lugar para esse tipo de comportamento, nem na KLM, nem na comunidade aeroportuária. Ações apropriadas serão, portanto, tomadas“.

Segundo o Morocco World News, não está claro quando o vídeo foi feito, mas pode ter sido gravado em resposta à condenação do político de extrema direita Geert Wilders por insultar os marroquinos. Na terça-feira (6), a Suprema Corte holandesa manteve a condenação de Wilders, culpado de insultar marroquinos durante um comício de campanha em 2014. Durante o comício, Wilders perguntou à multidão se eles queriam menos marroquinos na Holanda. Ao ouvir uma resposta positiva de seus seguidores, ele complementou dizendo: “Vamos cuidar disso”.