Queda do A320: áudio revela que atenção dos pilotos foi afetada pelo problema da Covid-19

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Airbus A320 PIA Pakistan International Airlines
Imagem: Shadman Samee [CC]

A divulgação, nesta quarta-feira, 24 de junho, do Relatório Preliminar com os resultados iniciais da investigação sobre a queda do Airbus A320 da PIA – Pakistan International Airlines trouxe à tona muitas dúvidas sobre o que teria acontecido com os pilotos envolvidos.

‘Como foi possível o trem de pouso ter sido recolhido a poucas milhas do pouso’ e ‘como os pilotos não perceberam todos os alertas sonoros dos sistemas da aeronave’ são apenas duas das muitas perguntas que podem ser levantadas diante da sequência de falhas que levou ao catastrófico fim do voo PK-8303.

Agora, embora não divulgado oficialmente pela equipe de investigação, o conteúdo das conversas entre os pilotos, registrado pelo gravador de voz (CVR) do A320, teria revelado que a atenção dos pilotos foi afetada pelo problema da pandemia de Covid-19, segundo revelou o ministro da aviação do Paquistão, Ghulam Sarwar Khan, após ter ouvido os áudios.

Segundo Khan, “a discussão era sobre o coronavírus”, referindo-se às conversas entre o piloto e o copiloto durante o voo que precedeu o pouso desastroso. “O coronavírus era dominante na mente deles. A família deles foi afetada.”

Embora possa parecer impossível que uma pessoa na cabine seja capaz de ignorar, completamente, alertas sonoros que são sabidamente indicativos de problemas sérios, não são poucos os casos de ocorrências de aterrissagens com trem de pouso recolhido diante de avisos “gritando na orelha” dos pilotos. E na maioria absoluta destes incidentes, os pilotos tinham algum tipo de distração psicológica ou não seguiram procedimentos padronizados. São fatores sérios e muito recorrentes.

E exatamente esses dois fatores, entre tantos outros ainda sob investigação, possivelmente estarão entre os contribuintes para o acidente, uma vez que os áudios revelam a distração com uma preocupação externa ao voo e o Relatório Preliminar mostrou que os pilotos não seguiram o perfil padrão de aproximação para pouso no aeroporto de Karachi.

Caso você não tenha acompanhado os detalhes sobre a divulgação do Relatório na data de ontem, acesse-o através da matéria abaixo.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias