Piloto de A320 teve que desistir do pouso após um raio atingir a torre de controle

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

easyJet divulgação

Um raio na torre de controle causou de uma mudança de rota em um voo da easyJet, no Reino Unido. O voo EZY428 seguia de Edimburgo, na Escócia, para Bristol, no sul da Inglaterra, mas precisou desviar a direção para Birmingham quando voava a pouco mais de 140 km de distância do seu destino original. O incidente foi registrado em 27 de outubro.

Um porta-voz do Aeroporto de Bristol disse ao jornal britânico Bristol Post que uma falha técnica no controle de tráfego aéreo afetou o voo. O problema ocorrera em decorrência do raio que atingiu o local. “Devido a uma tempestade durante a noite de terça-feira, o voo foi desviado para o aeroporto de Birmingham, devido a uma falha técnica na infraestrutura de telecomunicações que abastece o Controle de Tráfego Aéreo”, disse o porta-voz.

Nenhum outro sistema foi afetado e os demais voos em operação seguiram normalmente. Segundo o aeroporto, a empresa que é responsável pelo tráfego aéreo conseguiu solucionar a situação a tempo de não causar outros transtornos. “A equipe trabalhou duro para resolver o problema e devolveu o sistema à operação normal com eficiência”, continuou o comunicado do aeroporto.

Todos os passageiros do voo que alternou foram transferidos de ônibus para o destino original. A easyJet confirmou que o voo foi desviado “de acordo com os procedimentos operacionais padrão”. Um porta-voz da companhia aérea disse em nota para imprensa: “A easyJet confirma que o voo EZY428 de Edimburgo para Bristol em 27 de outubro foi obrigado a desviar para Birmingham devido às condições climáticas adversas na área de Bristol, causando o fechamento temporário do aeroporto”.

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Fabio Farias
Jornalista e curioso por natureza. Passou um terço da vida entre aeroportos e aviões. Segue a aviação e é seguido por ela.

Veja outras histórias