Após piloto adoecer em voo, Boeing 747-8F da Cargolux é desviado em emergência médica

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Um Boeing 747-8 cargueiro foi desviado em emergência médica depois que um dos membros da tripulação começou a apresentar sinais de adoecimento a bordo.

Avião Boeing 747-8F Cargolux
Boeing 747-8F da Cargolux – Imagem: Nicky Boogaard [CC]

Segundo informações do The Aviation Herald, a fato ocorreu a bordo do Boeing 747-8F registrado sob a matrícula LX-VCL, da companhia aérea Cargolux, no dia 9 de maio.

O Jumbo cargueiro estava executando o voo de número CV-7416, tendo partido de Guadalajara, no México, para Luxemburgo, na Europa, com 4 tripulantes a bordo. O 747 já estava voando no nível de voo de 35 mil pés (FL350) sobre o Oceano Atlântico, a cerca de 400 milhas náuticas (740 quilômetros) do litoral do Canadá, quando ocorreu a emergência.

A tripulação declarou o PAN PAN (código de rádio que indica uma emergência sem risco iminente de acidente), relatando que um de seus pilotos de revezamento estava se tornado progressivamente doente.

Foi solicitado desvio para o aeroporto de Gander, no Canadá, onde a aeronave pousou em segurança na pista 21 cerca de uma hora depois. O piloto foi levado ao hospital por serviços médicos que já estavam aguardando a chegada da aeronave.

FlightAware Voo 747-8F Cargolux Gander Luxemburgo
FlightAware mostra o voo do 747-8F partindo de Gander para Luxemburgo

Segundo registro de dados do site de rastreamento de voos FlightAware, o Jumbo decolou para Luxemburgo somente depois de 16 horas desde o pouso em Gander. Até o momento da publicação desta matéria, não há informações sobre o estado de saúde do piloto.

Antes da parada na cidade de Guadalajara, o Boeing 747-8F havia partido de Luxemburgo para o Oriente Médio, depois Hong Kong, Anchorage (Alasca, EUA) e Cidade do México.

Receba as notícias em seu celular, acesse o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto

Formado em Engenharia, foi um dos líderes do Urubus Aerodesign da Unicamp e um dos responsáveis por alçar o grupo à elite mundial da engenharia aeronáutica universitária. Atualmente é Editor-Chefe do AEROIN.

Comentários estão fechados.