Piloto alcoolizado é reprovado no bafômetro minutos antes de assumir um voo na China

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Foto de byeangel from Tsingtao, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia

Um comandante estrangeiro, cuja nacionalidade não foi revelada, trabalhando para a Sichuan Airlines foi reprovado recentemente em um teste de álcool antes do voo. Por conta disso, ele foi multado em US$ 12.285 e proibido de voar por seis meses, informou o estatal thepaper.cn na segunda-feira (19). 

A matéria informa que o incidente aconteceu em 31 de março, e que os demais membros da tripulação também foram substituídos (embora o motivo para isso não esteja totalmente claro). Mas o caso não é único: em 6 de novembro de 2020, um copiloto da Sichuan Airlines também não passou no teste de álcool pré-voo e foi suspenso e multado. 

De acordo com os regulamentos da Administração de Aviação Civil da China, quando o resultado do teste de concentração de álcool no ar expirado for maior que 0g / 210L, mas menor que 0,02g / 210L, o piloto será questionado se ele tem histórico de bebida. Quando o resultado do teste de concentração de álcool no ar expirado for superior a 0,02g / 210L, o piloto será suspenso imediatamente.

Na China, algumas empresas requerem que os pilotos declarem sua condição física antes de realizar voos comerciais. Eles também precisam ser submetidos a exames físicos no mesmo dia, incluindo pressão arterial, frequência cardíaca e inspeção de álcool. 

Ao mesmo tempo em que uma situação dessas é lamentável, já que um piloto alcoolizado poderia levar a aeronave a uma tragédia, não é a primeira vez que isso ocorre. A punição precisa ser exemplar para coibir atitudes que possam colocar em risco a segurança do voo e a integridade dos passageiros.

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Nella quer seu primeiro A320 no Brasil em agosto e fala...

0
Durante entrevista ao jornalista Robert Zwerdling e seus convidados do Canal ASA, na noite deste domingo (20), os representantes da Nella