Início Acidentes e Incidentes Piloto deixa Boeing 737 sair da pista e jato acaba atolado após...

Piloto deixa Boeing 737 sair da pista e jato acaba atolado após pousar

Receba as notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Boeing 737-900 semelhante ao do incidente – Imagem: Alec Wilson / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Um Boeing 737 acabou atolado neste último domingo, 20 de dezembro, quando suas rodas saíram da pista logo após o pouso da aeronave.

O jato envolvido, segundo reporta o The Aviation Herald, foi o Boeing 737-900 registrado sob a matrícula PK-LGP, operado pela companhia aérea indonésia Lionair, quando realizando o voo de número JT-173.

A operação partiu de Batam para Bandar Lampung, ambas na Indonésia, com 125 passageiros e 7 tripulantes, e a tripulação pousou o 737 na pista 14 de Bandar Lampung sem qualquer incidente, diminuindo sua velocidade para taxiar.

Entretanto, quando o piloto aos comandos tentou fazer uma curva para retroceder pela própria pista até a saída para o pátio, o chamado procedimento de ‘backtrack’, no segundo bloco de ‘backtrack’ disponível cerca de 1550 metros após a cabeceira da pista, a aeronave saiu da superfície pavimentada e parou com pelo menos o trem de pouso direito na grama.

Imagem: AvHerald

A posição final do 737 no 2º bloco de backtrack – Imagem: FlightRadar24

Também é possível notar, na imagem da aeronave atolada, a marca deixada na grama pelo trem de pouso de nariz, aparentando que este também ficou fora do pavimento após o incidente.

O aeroporto informou que os passageiros foram desembarcados na pista e conduzidos ao terminal.

A companhia aérea informou que a aeronave pousou sob chuva forte, mas com visibilidade adequada para o pouso, e que a aeronave já estava em baixa velocidade ao tentar virar em direção ao pátio quando saiu da pista.

Até a publicação desta matéria, mais de 24 horas após o incidente, a aeronave permanece em solo em Bandar Lampung, possivelmente passando por uma avaliação de manutenção antes de ser liberada ou não para voltar aos voos.

Sair da versão mobile