Piloto do Boeing 747 dos pousos “especiais” apronta de novo ao pousar em Guarulhos

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Neste domingo, 11 de abril, o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, recebeu mais uma operação não regular de um diferente Boeing 747, e o piloto da aeronave, já amplamente conhecida pelos pousos “especiais”, repetiu a “arte” na chegada.

Como você pôde ver no vídeo acima, disponibilizado pelo canal “FMP Aviation” no YouTube, o Jumbo mantém seu nariz elevado, com o trem de pouso dianteiro fora do solo, por um longo tempo após o toque dos trens principais na pista. A atitude não é recomendada por fabricantes de aviões, porém, não é difícil vê-la sendo feita por diversos pilotos, sem qualquer necessidade para tal.

A aeronave em questão é o Boeing 747-200F registrado sob a matrícula ER-BAT, da companhia aérea Fly Pro, baseada na Moldávia. Como havíamos comunicado previamente no AEROIN, a operação partiu na quinta-feira (08) do Quirguistão, passou por Macau, depois pelo Sri Lanka, pelo Quênia e por Gana, finalmente decolando para a vinda ao Brasil neste domingo.

O pouso no GRU Airport aconteceu às 08h20, bastante adiantado em relação à programação original registrada pela empresa no sistema da ANAC, na qual a chegada ocorreria por volta das 14h00.

O B747 pousando em Guarulhos – Imagem: FlightRadar24

Imagem gentilmente cedida por Hittalo Darling

O 747-200F da Fly Pro ficou conhecido em nosso país inicialmente em Florianópolis, quando fez o mesmo tipo de pouso mantendo o nariz elevado. Depois, em outra vinda recente a Guarulhos, a operação da Fly Pro foi executada por um 747-400F de outra empresa da Moldávia, que fez uma aterrissagem padrão, sem “firulas”. E agora, nesta nova vinda, o Jumbo todo branco retornou para “se apresentar”.

Também como destacamos anteriormente, a programação solicitada pela companhia moldava à ANAC ainda contempla mais uma passagem deste mesmo 747 pelo GRU Airport.

Segundo a aprovação de voo, o Jumbo parte do Brasil na madrugada desta segunda-feira, 12, às 03h00 locais, com destino a Gana e depois ao Quirguistão. De lá, inicia a mesma sequência de paradas descritas acima para a operação de hoje, chegando de volta ao Aeroporto Internacional de São Paulo no próximo domingo, 18, no mesmo horário das 14h00 locais que deveria ter sido utilizado hoje.

As operações são todas destinadas a trazer da China para o Brasil cargas dos Correios.

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

O dia em que a copiloto teve medo de pousar no...

0
O comandante conta sobre o dia em que a copiloto com a qual ele voava teve medo de pousar no Aeroporto de Congonhas, na capital paulista.