Início Empresas Aéreas Piloto do 747 de Floripa repete “técnica especial” em pouso do outro...

Piloto do 747 de Floripa repete “técnica especial” em pouso do outro lado do mundo

Repetindo a manobra que causou polêmica em Florianópolis no meio desse ano, o mesmo Boeing 747 utilizou de uma “técnica especial” ao pousar em Bangladesh, causando um frisson e viralizando nas redes sociais. Espere o vídeo abaixo carregar.

A aeronave envolvida na manobra é um dos poucos 747-200 em operação no mundo hoje. Ele carrega a matrícula ER-BAT e pertence à empresa Fly Pro da Moldávia. A visita ao Brasil aconteceu em junho e marcou a estreia do jumbo em Floripa, enquanto trazia um carregamento de máscaras vindo da China.

Nessa semana, o mesmo Jumbo foi flagrado no Aeroporto Internacional Hazrat Shahjalal, que serve à Daca, capital de Bangladesh, e utilizando da mesma técnica de conhecida como “Aerobreaking Landing“. Desta vez, o piloto manteve o nariz do avião no alto por praticamente 25 segundos, cinco segundos a mais que feito em Florianópolis.

Na verdade, não é necessariamente uma técnica, mas sim uma forma de lidar com a física para aumentar a área exposta e o arrasto aerodinâmico como forma de apoiar o pouco. O procedimento é ensinado em treinamentos de pilotos, mas sua eficácia na aviação comercial de grandes jatos é objeto de dúvida, já que os manuais dos aviões não mencionam tal processo. Ainda assim é bonito de ver.

Clique aqui para ver como a FAA descreve essa prática (página 6), utilizada bastante por pilotos americanos e que no Brasil também é conhecida como “pouso americano” por algumas pessoas. 

O Aerobreaking não é recomendado no manual da Boeing, já que os freios são mais eficientes para a parada do jato e ainda existe o risco do tailstrike. Mas ainda assim é utilizado por muitos pilotos, principalmente os formados em escolas militares.

O Lito do Aviões & Músicas falou um pouco sobre essa polêmica na época:

Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. Atualmente é Editor-Chefe no AEROIN, Piloto de Avião, membro da AOPA, com passagem pela Avianca Brasil. #GoBroncos #GoBeach #2A
Sair da versão mobile