Início Aviação Militar Piloto brasileiro conta como foi interceptado em voo pelo caça da Força...

Piloto brasileiro conta como foi interceptado em voo pelo caça da Força Aérea

Caça F-5 da FAB – Imagem: Palácio do Planalto / CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

De forma recorrente, acompanhamos notícias de aviões sendo interceptados por caças da Força Aérea Brasileira (FAB) sobre o território do Brasil, por estarem adentrando nosso espaço aéreo de forma ilegal, muitas vezes trazendo drogas de países vizinhos.

Foi o caso, por exemplo, da última terça-feira, 7 de setembro, quando um avião de caça A-29 Super Tucano da FAB precisou atirar contra um Cessna 182 que estava transportando drogas e não respeitou as ordens do piloto da interceptação (você pode clicar aqui para rever este caso).

Para que os pilotos da nossa Força Aérea estejam sempre prontos para desempenhar estas missões de interceptação, eles efetuam treinamentos periódicos pelos céus do Brasil, em que simulam a situação através da aproximação com aeronaves civis que estão voando regularmente.

E um destes treinamentos foi executado em um voo comercial de linha aérea com o piloto Luis Fernandino, que você leitor do AEROIN já deve conhecer, pois é nosso parceiro através do canal “Flight and Drums!!!!!!!” no YouTube.

Fernandino conta em seu quadro “Histórias do Comandante” como foi a experiência de ser interceptado por um caça F-5, desde a aviso do Controle de Tráfego Aéreo sobre a interceptação, até a atitude do piloto da Força Aérea ao desempenhar sua função com absoluta seriedade, por se tratar de um treinamento para uma situação real.

Acompanhe a seguir todos os detalhes apresentados pelo comandante Fernandino: