Piloto conta como foi ter duas panes no Embraer quando chegava a Campinas (SP)

Embraer 195 em aproximação para o Aeroporto de Campinas (SP)

Trazemos hoje a você leitor do AEROIN mais um interessante vídeo em que o piloto disponibiliza o relato de sua experiência de lidar com duas indicações de pane que recebeu de um avião Embraer quando se aproximava de Campinas (SP) para o pouso.

Embora muitas pessoas sem contato próximo com a aviação possam se sentir assustadas com uma situação dessa, de um problema com a aeronave em pleno voo, relatos como este permitem tomar conhecimento de todos os procedimentos relacionados, para que o passageiro tenha mais tranquilidade de que há uma série de medidas e ações para garantir a segurança de todos até o pouso.

A situação é apresentada pelo comandante Luis Fernandino, que você talvez já conheça por ser parceiro do AEROIN através de seu canal “Flight and Drums!!!!!!!” no YouTube. O relato faz parte de um dos episódios do quadro “Histórias do Comandante”, em que ele relembra acontecimentos de alguns anos atrás em sua carreira.

Fernandino explica que se tratava de um voo que partiu de Caldas Novas, em Goiás, com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, porém, quando se aproximando do destino, a aeronave apresentou uma indicação de pane nos freios, levando a uma desistência do pouso para avaliação do possível problema, que poderia resultar em estouro dos pneus.

Não bastasse isso, durante os preparativos para a nova tentativa de pouso, o jato indicou uma segunda pane, agora com os flaps, as superfícies móveis da parte de trás da asa que disponibilizam maior sustentação para que se possa fazer um pouso com menor velocidade.

Acompanhe no vídeo a seguir todos os detalhes que Fernandino apresenta sobre as panes, sobre as ações para tentativa de solução delas e, por fim, sobre o pouso em Campinas após não ter sido possível resolver em voo as indicações de problema apresentadas pelo Embraer.

Depois, no segundo vídeo, veja um exemplo de aproximação de um Embraer 195 ao Aeroporto de Viracopos, vista do cockpit da aeronave.

Exemplo de aproximação para o Aeroporto Internacional de Viracopos:

Murilo Bassetohttp://www.aeroin.net
Formado em Engenharia Mecânica e Pós-Graduando em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Embraer manda mais E-Jets novos em folha aos seus donos na...

0
Nos últimos dias, a Embraer despachou aos seus novos donos na Europa e na América do Norte mais quatro aeronaves novas.