Piloto da AeroMexico leva bronca da Torre de Controle ao fazer pedido inusitado; ouça

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para acessar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Avião Boeing 787-8 AeroMexico

Uma situação interessante ocorreu no último final de semana, quando um piloto de um Boeing 787 da AeroMexico fez um pedido inusitado a uma controladora de tráfego aéreo da Torre do aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, e ficou sem jeito com a resposta enérgica dela.

O voo decolaria da maior cidade holandesa com destino ao México por volta das 22h30 e o clipe de áudio com a fonia está logo abaixo nessa matéria.

Não custa nada pedir

Durante as conversas inicias com a Torre de Controle para liberação do plano de voo, o comandante mexicano “criou coragem” e pediu para fazer um voo a 4.000 pés (1.200 metros) sobre o centro de Amsterdã. Certamente, ele queria impressionar seus passageiros com um voo panorâmico inédito a bordo do grande Dreamliner.

A controladora reagiu com grande surpresa, já que essa altura era muito inferior àquela prevista na carta de navegação e a Europa possui muitas regras de abatimento de ruído, que limitam as operações dos aeroportos a fim de não incomodar os vizinhos e moradores das cidades.

O “não” eu já tenho

Segundo um clipe de áudio que ciicula na internet e que você pode escutar ao fim dessa matéria, a conversa foi mais ou menos assim:

Piloto: “Existe alguma chance de fazermos um voo visual sobre Amsterdã a 4.000?”
Controladora: “Sobrevoar Amsterdã a 4.000 pés? Confirma que é isso que deseja?”
Piloto: “Sim, é isso que estamos solicitando”.
Controlador: “Não, isso não é possível, senhor”.
Piloto: “Não é?”
Controlador: “Não, não é”.
Piloto: “Ok, bem, eu estava pensando porque era perto daqui…”
Controlador: “Sim, mas Amsterdã inteira vai acordar”.
Piloto: “Hah, bem, obrigado de qualquer maneira”.
Controlador: “Da próxima vez, você terá que visitar Amsterdã quando tudo estiver aberto.”

Pois é, infelizmente os passageiros ficaram sem o voo panorâmicos dessa vez.

Escute o aúdio abaixo (espere carregar e aperte o “play”):

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Aeroporto Boston Logan

Aeroporto lança serviço para pedido de comida e outros itens no...

0
O passageiro pode pedir comida ou itens de varejo de qualquer terminal para coleta ou entrega em um portão de embarque designado.